23 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Recital Ana Paula São Thiago, no CEART

spot_img

Recital Ana Paula São Thiago, no CEART

spot_imgspot_img

Será no dia 28 de novembro, às 20h, o recital da pianista Ana Paula São Thiago, no auditório da Música (CEART / UDESC).

O recital começa com a Kreisleriana opus 16 de Schumann, composta em 1838. Na época, o compositor vivia a angústia de um amor proibido pelo pai de sua amada, Clara Wieck, com a qual se casa em 1840. Eis aí, uma das fontes de inspiração para esta obra. Pode-se notar também a influência de conteúdo literário, tão apreciado por Schumann, que adorava a leitura e foi também crítico literário. O título desta obra nos remete ao personagem Kreisler, um maestro excêntrico, de um dos contos fantásticos do escritor alemão E.T.A. Hoffmann. A kreisleriana é um conjunto de peças para piano, dentre vários compostos pelo compositor, em oito peças que devem ser tocadas em seqüência e sem interrupção. Fúria, intimismo, paixão, resignação, humor, são algumas das características românticas exploradas por Schumann, elevadas ao patamar da mais refinada escrita pianística.

Após o intervalo, será apresentado o Concertino para Piano e Orquestra de Cordas do compositor brasileiro Ronaldo Miranda. A obra foi composta entre 85/86 por encomenda da compositora Marisa Resende, para ser interpretada pela orquestra de cordas da UFPE, no Teatro Santa Izabel sob a regência de Osman Giuseppe Gioia e com o compositor ao piano. Diante da encomenda, Ronaldo Miranda planejou uma obra em linguagem de fácil comunicação, embora não seja de fácil execução para os músicos. Tem caráter alegre, em um perfeito diálogo entre as cordas e o piano. Está estruturada em dois movimentos: Allegro e Allegretto.

Os músicos que integram a orquestra de cordas para esta apresentação são formados por professores da UDESC, alunos, ex-alunos e músicos profissionais convidados, e estará sob a regência do prof. Dr. Sérgio Ferreira de Figueiredo.

O compositor Ronaldo Miranda é doutor em composição pela USP onde atualmente é professor. Convidado para integrar a banca examinadora, estará presente no recital. O evento é aberto ao público.

ANA PAULA SÃO THIAGO
Natural de Florianópolis, a pianista iniciou seus estudos de música aos seis anos de idade. Concluiu o Curso de Bacharelado em Piano pela Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO), em 1997, sob orientação do professor Sílvio Merhy. Durante o período de estudos no Rio de Janeiro, recebeu também a orientação artística do renomado pianista Luís Medalha. Em 2002 estudou com o pianista Luís Cláudio Barros, com o qual formou um duo pianístico.

Participou de cursos, festivais e seminários de interpretação pianística com professores reconhecidos nacional e internacionalmente, como Homero de Magalhães e Luís Carlos de Moura Castro, entre outros. Dentre suas apresentações recentes, destaca-se o recital “Afinidades”, realizado em 2007, junto ao pianista Luís Cláudio Barros no teatro Álvaro de Carvalho em Florianópolis.

Vem trabalhando como professora de piano em escolas de música, tendo alunos premiados no Concurso Nacional de Piano Cidade de Florianópolis. Durante quatro anos, foi professora colaboradora do Curso de Bacharelado em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), onde atualmente cursa o Mestrado em Música, na área de Práticas Interpretativas (Piano), sob orientação da profª. Drª. Maria Bernardete Castelan Póvoas.

PROGRAMA
Robert Schumann (1810-1856) KREISLERIANA, opus 16

1 Violento e agitado

2 Bem íntimo e não muito rápido

3 Muito nervoso

4 Muito lento

5 Muito vivo

6 Muito lento

7 Muito rápido

8 Rápido e brincalhão

Intervalo

Ronaldo Miranda (1948) CONCERTINO PARA PIANO E ORQUESTRA DE CORDAS

1 Allegro

2 Allegretto

MÚSICOS CONVIDADOS
REGENTE
Prof. Dr. Sérgio Ferreira de Figueiredo

PRIMEIRO VIOLINO
Prof. João Eduardo Dias Titton

Luiz Fernando S.Thiago

Cristiano Porto

SEGUNDO VIOLINO
Tammy Cittadin Soares

Isabela Köenig

Gabriel Vieira

VIOLA
Umberto Frantz Grillo

Keroll Weidner

Natasha Sieczkowska

VIOLONCELO
Ana Maria Clavijo

Alexandra de Carvalho Giglio

CONTRABAIXO
Gustavo Lange Fontes

Evento aberto ao público

Fonte: Assessoria de Imprensa UDESC

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img