18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Recital de piano e peça Viandeiros encerram programação de maio na UBRO

spot_img

Recital de piano e peça Viandeiros encerram programação de maio na UBRO

spot_imgspot_img

O Recital de Piano “Quem Tem Medo de Música de Salão?” e a peça teatral “Viandeiros” entram em cartaz esta semana no Teatro da União Beneficente Recreativa Operária (UBRO), encerrando a programação do mês de maio. Os eventos contam com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC). Confira o calendário das apresentações:

Quinta-feira (28/05)

Recital “Quem Tem Medo de Música de Salão?”

Com Willian Fernandes, Alexandre Gonçalves, Cláudio Thompson e Guilherme Sauerbronn

Horário: 20h

Ingressos: apresentação gratuita

Contato: Alexandre Gonçalves (48) 9918-3001

Sobre o espetáculo:

O recital é parte da pesquisa “Música de Salão: presença da ópera na obra dos virtuoses do piano”, desenvolvida no CEART – UDESC. A apresentação resgata o repertório musical rico e variado que animava os antigos salões da burguesia, no Brasil assim como na Europa, e que estava esquecido nas coleções empoeiradas das bibliotecas de famílias tradicionais.

Consagrado pelos conservatórios, o repertório também conhecido como “grande música” ocidental, traz obras para piano que ficaram famosas no século XIX e início do século XX, tais como sonatas de Haydn, Mozart e Beethoven, estudos de Chopin e Liszt, prelúdios e fugas de Bach, e incontáveis fantasias sobre temas de ópera, danças de salão e peças de caráter ligeiro compostas por Gustav Lange, Eugene Ketterrer, CH. Delioux, H. Ravina, entre outros nomes.

De sexta-feira a domingo (29 a 31/05)

Peça teatral “Viandeiros”

Produção: Luiz Canoa

Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia)

Horário: 20h

Contato: Luiz Canoa (48) 9994-3855

Sinopse:

Produzida e encenada pelo ator Luis Canoa, “Viandeiros” é um espetáculo que mistura música, teatro e dança para mostrar a diversidade da cultura popular. A peça é resultado de uma pesquisa do ator baseada em depoimentos e histórias colhidas em diferentes regiões do país, retratadas pelo personagem principal: o pai-de-santo José Borba. O trabalho de pesquisa teatral levou sete anos e contou ainda com elementos pessoais, a partir de experiências vividas pelo próprio Luiz Canoa, que na infância morou com a família ao lado de um terreiro de umbanda.

Ao longo do espetáculo, José Borba vai “incorporando” diferentes comportamentos e modos de falar. Entre os personagens “recebidos” pelo pai-de-santo estão Adelino, cantor de rua cego do Ceará; Zé Firmino, mestre de Folia de Reis em Minas Gerais e Uiré, índio xavante do Mato Grosso do Sul.

Teatro da UBRO

Escadaria da Rua Pedro Soares, nº 15, centro, Florianópolis.

Telefone: (48) 3222-0529

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img