26.6 C
fpolis
quinta-feira, maio 2, 2024
Cinesystem

​Projeto Museus Virtuais terá três sessões gratuitas em novembro

spot_img

​Projeto Museus Virtuais terá três sessões gratuitas em novembro

spot_imgspot_img

O projeto Museus Virtuais, que usa a tecnologia para proporcionar mais educação, cultura e entretenimento à comunidade, terá três sessões gratuitas abertas ao público durante o mês de novembro. A atividade, que consiste em uma visita virtual por museus e galerias do mundo e é conduzida por um arte-educador, será realizada nesta quarta-feira, 4 e também nos dias 14 e 28, no Cinema do CIC – Centro Integrado de Cultura. As informações são da assessoria de imprensa da FCC.

Para participar das sessões gratuitas, é preciso realizar o agendamento prévio pelo site www.institutomaratonacultural.com

 Entre os temas abordados este mês, estão a Arte Brasileira, que inclui obras de artistas como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Portinari e Di Cavalcanti, a Renascença Italiana, com destaque para a Capela Sistina, e a Arte Moderna, reunindo gênios criativos como Picasso, Matisse, Dalí e Miró.

Confira a sinopse completa das próximas sessões:

 04/11, quarta-feira, 20h – A Arte Brasileira

Este tema pretende tratar da produção artística no Brasil do período imperial ao modernismo. O modo como artistas nacionais e estrangeiros pintaram a fauna, a flora, a paisagem, o homem, seus mitos, culturas e tradições. Ao caminhar pelas galerias da Pinacoteca do Estado de São Paulo teremos a oportunidade de apreciar um panorama representativo da arte brasileira. O século XIX nos ofereceu como legado o academicismo, os retratos imperiais, o romantismo tardio, as cenas históricas. Já o século XX iniciou dominado por um ambiente cultural francês, cuja influência da Belle Époque foi sentida diretamente na pintura seja no modo de representação como na inserção de novos temas. O impressionismo chegou ao país juntamente com a pintura de nus e as cenas do cotidiano. Durante a década de 1920 a necessidade de mudanças provocou a realização da Semana de Arte Moderna e um fervor manifesto em busca de nacionalismo, o que trouxe novas questões sobre a produção artística no Brasil. Algumas obras dos mais importantes modernistas brasileiros pertencem ao acervo do MASC e fazem parte desta exposição virtual. Neste roteiro iremos observar trabalhos de artistas como Pedro Américo, Victor Meirelles, Almeida Junior, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Portinari, Di Cavalcanti.

 14/11, sábado, 17h – A Renascença Italiana e a Capela Sistina

Nos séculos XIV, XV e XVI uma nova arte floresceu na Itália e germinou o espírito renascentista por todo o ocidente. Da inspiração clássica greco-romana surgiu a arte secular da beleza, contemplada pelo público que reverencia os artistas como mestres da arte. O cenário para esta mostra é um mergulho virtual na Galeria Uffizi em Florença, cidade berço do Renascimento Italiano, onde apreciaremos obras de Giotto, Cimabue, Botticelli, Leonardo da Vinci, Rafael, Michelangelo, Tiziano, Caravaggio. Em Roma, ao som suave de um coral lírico, faremos uma imersão na Capela Sistina, templo do que foi considerado um dos milagres da arte: os afrescos de Michelangelo. No teto, as imagens do livro da Gênesis entre profetas, sibilas e gnudis nos mostrarão o vigor da Alta Renascença, enquanto que no painel atrás do altar, o Juízo Final nos será apresentado por um novo aspecto, a Renascença Tardia. Este roteiro nos propiciará um encontro com a arte, o simbólico, o belo ideal de um tempo navegando por lugares de grande importância histórica, hoje prestigiados centros turísticos.

28/11, sábado, 17h – Arte Moderna em Exposição

Em fins do século XIX e início do século XX surgiram diversos movimentos artísticos na Europa, sobretudo em Paris. Artistas de diferentes nacionalidades criaram novas estéticas que modificaram o cenário da pintura e escultura e abriram caminhos para novos procedimentos e meios de expressão. Gênios criativos como Picasso, Matisse, Salvador Dalí e Joan Miró tornaram-se ícones culturais ao liderarem movimentos de vanguarda modernista e constituírem novas tendências, por vezes abstrata e geométrica, em outras pela liberação de sentimentos e emoções ou pela composição surreal de fantasias oníricas. As obras destes grandes artistas estão expostas em importantes museus do mundo como o Instituto de Artes de Chicago, um dos museus escolhidos para esta mostra virtual. Na Galeria Nacional de Arte Moderna de Roma conheceremos as principais escolas europeias como o Futurismo, o Abstracionismo, o Dadaísmo, Surrealismo e Expressionismo.

 O projeto Museus Virtuais oferece este semestre um total de 56 sessões, 13 delas abertas ao público em geral e 43 destinadas às escolas da rede pública municipal. A realização é do Instituto Maratona Cultural, com patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Há também o apoio cultural da UNIMED e apoio institucional da Fundação Catarinense de Cultura. As visitas virtuais são realizadas com utilização da plataforma Google Art Project.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img