17.2 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Santa Catarina homenageia o esporte catarinense em noite de muita emoção

spot_img

Santa Catarina homenageia o esporte catarinense em noite de muita emoção

spot_imgspot_img

Primeira a ser anunciada, a karateca Bianca Mafra, emocionada, mal conseguiu segurar o troféu que recebeu das mãos de Guga e a peça acabou quebrada no chão. Atleta-revelação 2008 eleita pelo Troféu Gustavo Kuerten, nesta primeira edição, Bianca não deixou o acidente estragar sua festa. Voltou depois para levantar o troféu com a Fundação Municipal de Desportos de Blumenau, a qual pertence, e receberá a sua réplica em casa.

Depois foi a vez de Paulo Silas do Prado Pereira que, por sua recente carreira como técnico de futebol, mereceu a honraria. Silas foi eleito o Melhor Técnico Esportivo graças à campanha vitoriosa que levou o Avaí Futebol Clube à primeira divisão do futebol brasileiro. O time também foi agraciado com o troféu Gustavo Kuerten como a Melhor Equipe 2008, eleita pela votação aberta ao público. Sem modéstia, Guga comemorou com o time azul e branco de seu coração e até brincou: “Não tive nenhuma influência nisso”.

Medalha do Mérito Esportivo

Autoridades políticas, esportivas, atletas catarinenses de todas as gerações acompanharam o grande momento da noite desta segunda-feira, 16 de janeiro, que foi a condecoração dos novos comendadores do esporte no Estado. A Medalha do Mérito Esportivo 2008 foi entregue a Emanuel Martins, o Manecão, estrela do basquete catarinense, a Gerson Luiz Joner da Silveira, um grande incentivador do esporte escolar e responsável pela implantação da Escola de Esportes da Unisul. Luiz Carlos Marins, Licão, craque do futsal, levantou a torcida na platéia ao ser condecorado em 2008. Nilton César Pereira, o Dedeco, atleta de diversas modalidades, estava em viagem e não pôde comparecer. Waldemar Tiago de Souza, falecido em 2008, foi representado na cerimônia pela filha Cleide Maria de Souza, que recebeu a medalha e o carinho de todos pela brilhante participação do seu pai e da famosa família de atletas conhecida como “os Tiago”, de Blumenau, no esporte catarinense. Dos 16 filhos de Waldemar, pelo menos oito seguiram a carreira esportiva, além de duas noras e quatro netos que também são atletas.

Natural de Florianópolis, o velejador Walmor Gomes Soares recebeu o Mérito Esportivo 2008 e festejou com a família a condecoração merecida por suas conquistas como atleta e como dirigente esportivo, no Avaí Futebol Clube, na Federação de Vela de Santa Catarina, Veleiros da Ilha e outros. A Sociedade Desportiva Vasto Verde, de Blumenau, entrou para o hall dos que construíram a história do esporte catarinense ao longo de todos esses anos por ter sido um celeiro do esporte amador no Estado. “Blumenau é uma potência do esporte catarinense”, assinalou o governador Luiz Henrique da Silveira, ex-atleta de futebol que também recebeu, ao lado do secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, uma homenagem do Avaí Futebol Clube pelo apoio que, segundo o presidente do clube João Nilson Zunino, foi fundamental para as recentes conquistas do Avaí e para garantir a qualidade da preparação da equipe campeã em 2008.

O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel disse que Santa Catarina prepara-se agora para marcar seu maior gol. “Só não seremos sede da Copa do Mundo em 2014 se nos puxarem o tapete, pois temos todas as condições, cumprimos muito bem a parte que nos cabia e estamos nesse páreo”, discursou animado.
O tenista Gustavo Kuerten e o ex-governador de Santa Catarina, Antonio Carlos Konder Reis foram condecorados com a medalha especial do Mérito Esportivo, criada em 2000, para reconhecer os destaques entre os que contribuíram para o esporte catarinense. Guga agradeceu a honraria e falou sobre a primeira edição do Troféu Gustavo Kuerten de excelência no esporte. “O troféu será a continuidade da motivação que sempre tentei passar nas quadras e espero que ele possa ser entregue a uma nova estrela do esporte catarinense”, disse a estrela com a simplicidade que é sua marca registrada.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img