18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

São José realiza Semana Nacional do Trânsito 2011

spot_img

São José realiza Semana Nacional do Trânsito 2011

spot_imgspot_img

“Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas”, este e o tema da Semana Nacional do Trânsito 2011. Em São José a abertura simbólica será realizada dia 20, terça feira, as 15h00min no Shopping Center Itaguaçu. As atividades iniciaram dia 17 e irão até o dia 23. Na ocasião a Secretaria de Segurança, Defesa Social e Trânsito do município de São José, realizará a apresentação da peça teatral infantil “Brincando de Trânsito”. Também haverá entrega de certificados “Parceiros do Trânsito” homenageando diversas instituições e autoridades, exposição de maquetes de trânsito dos alunos da rede pública de ensino que participaram da 1ª Gincana Cultural de Trânsito de São José.

A peça educativa “Brincando de Trânsito”, com as atoras Daiane Guedes, Angela Golçalves e Solange Kukert, será apresentada no evento de abertura e durante a semana em escolas de São José. O objetivo da peça é informar e orientar as crianças e pré-adolescentes sobre regras básicas de segurança no trânsito e conceitos morais e éticos que todos necessitam saber. A peça mostra o lado gratificante de quem é responsável desde cedo, seja como pedestre, motorista ou ciclista. Material informativo será distribuído durante toda a semana em diversos pontos da cidade.

“Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito” – 2011/2020 – “Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas”

O tema para a Semana Nacional do Trânsito 2011 foi eleito pelo Contran – Conselho Nacional de Trânsito após ser proclamado na Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, no dia 02 de março de 2010. Ficou oficializado que o período de 2011 a 2020 será a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito a fim de estimular esforços em todo o mundo para conter e reverter a tendência crescente de fatalidades e ferimentos graves em acidentes no trânsito no planeta. Os principais objetivos são: Gestão nacional da segurança no trânsito, infra-estrutura viária adequada, segurança dos veículos, comportamento e segurança dos usuários, atendimento ao trauma, assistência pré-hospitalar, hospitalar e reabilitação.

A comemoração da Semana Nacional de Trânsito é realizada desde que foi instituído o Código de Trânsito Brasileiro, em 1997 e é obrigatória para todos os órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito. O intuito é criar eventos e promover campanhas educativas em todo o território nacional.

Além da campanha nacional “Década Mundial de Ações Para a Segurança do Trânsito” – 2011/2020 – “Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas”, ha dois anos é divulgada uma nova cultura no município ao atravessar na faixa de pedestre que propõe que o pedestre sinalize com o braço erguido quando atravessar na faixa de pedestre, assim facilitará a visualização do motorista que por sua vez dará preferência na travessia para que o pedestre siga com segurança. Durante toda a semana também haverá faixas na cidade com mensagens que remetem a esta campanha como “Respeite a Faixa de pedestre, dê sinal de vida”.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img