20.4 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Sebrae realiza a 2ª Mostra Aroma, Sabor e Arte Catarina no Beiramar Shopping

spot_img

Sebrae realiza a 2ª Mostra Aroma, Sabor e Arte Catarina no Beiramar Shopping

spot_imgspot_img

A exemplo do ano passado, evento reunirá mais de 10 mil produtos do artesanato e do agronegócio

Será aberta no próximo dia 15, quinta-feira, a 2ª Mostra Aroma, Sabor e Arte Catarina que reunirá no Beiramar Shopping mais de 10 mil produtos na área de artesanato e agronegócio de projetos apoiados pelo SEBRAE em Santa Catarina com alto padrão de qualidade e valor agregado.

São trabalhos feitos em renda, cerâmica, fibra, tapeçaria, velas, madeiras, couro, tecelagem, sucata ecológica, bordados, crochê, tricô, fuxico, patchwork, biscuit, mosaico, papel mashê, vime, palha de milho, fibra de bananeira, palha de trigo, bambu, conchas, escamas, entre outros, bem como a comercialização de produtos oriundos dos Arranjos Produtivos Locais – APLs, como a cachaça, os vinhos Goeth e de Altitude, espumantes, licores, mel, geléias, produtos produzidos com banana e maçã e demais artigos das mais diversas regiões do Estado.

A mostra será realizada no centro da cidade e o local novamente foi escolhido de forma estratégica. Segundo o Gerente de Marketing do Beiramar Shopping, Júlio César Geesdorf, na alta temporada, em média 30 mil pessoas circulam pelo empreendimento. “Na primeira edição do evento, realizada em 2008 mais de 954 mil pessoas circularam pelo shopping durante os 27 dias do evento e estima-se que destes, 580 mil tenham passado pela feira, o que gerou diretamente para produtores e artesãos mais de R$ 145 mil reais de retorno e também alavancou e desenvolveu a produção desses produtos no Estado”, afirma Simone Cabral, Coordenadora Estadual do Programa Sebrae de Artesanato.

Muito embora o objetivo não seja o recorde de vendas, a consultora admite a expectativa de aumentar entre 12 e 15% o número de vendas e de público.

A feira apresenta novidades. O espaço intitulado Freguesia Aroma, Sabor e ArteCatarina foi construído em uma área de 200 metros quadrados, ambientada para que os visitantes estejam realmente inseridos no local, resgatando a cultura açoriana , no vão central do shopping, e dividido em quatro diferentes espaços destinados à divulgação e comercialização. São eles a loja ArteCatarina, onde serão vendidos os produtos de artesanato, o Armazém do Agronegócio, em estilo dos antigos armazéns de secos e molhados, onde estarão os produtos do agronegócio, o Circuito Gourmet e Oficinas demonstrativas com Mestre de Ofícios.

Nesses espaços são realizadas diversas atividades artísticas e culturais, todas gratuitas, durante os 30 dias do evento, como pocket-shows de música açoriana e popular brasileira, apresentações de boi de mamão e terno de reis, oficinas demonstrativas de produção artesanal e apresentações e degustações de produtos do agronegócio, no qual os participantes poderão conhecer e saborear os produtos do Armazém, todas as terças e quartas-feiras, após as 17 horas.

Este ano também os consumidores ganharam uma facilidade a mais, poderão fazer suas compras utilizando cartões de débito e crédito. Entre os expositores destacam-se alguns projetos premiados nacionalmente em feiras e concursos, como é o caso da Tranças da Terra (Joaçaba), Toca Tapetes (Araranguá) cujas peças foram premiadas na Gift Fair e TOP 100 – Prêmio de Gestão de Negócio do Artesanato, Mulheres do Frei (Palhoça), Projeto Arte Serrana e Projeto São José Feito a Mão, entre outros.

Já na área do agronegócio, destaque para os produtos de mel, cachaça, vinho, ostras, orgânicos, maçã e banana. Também para o projeto Turismo Étnico Cultural do Vale Europeu, com foco no turismo rural sustentável do Vale do Itajaí, que integrará o agronegócio e o artesanato.

No total 74 núcleos de produção/associações artesanal e do agronegócio estarão envolvidos na Mostra, totalizando mais de 780 pessoas beneficiadas diretamente.

Sobre o evento

A 2ª Mostra Aroma, Sabor e ArteCatarina, uma realização do Sebrae/SC com a parceria do Beiramar Shopping ficará aberta de 15 de janeiro a 15 de fevereiro, diariamente das 14 às 22 horas. A solenidade de abertura será na próxima quinta-feira às 20 horas, com apresentação do grupo Sociedade Folclórica do Boi de Mamão de Florianópolis.

O Programa ArteCatarina

O Programa SEBRAE de Artesanato – ArteCatarina existe desde de 1998 e atende aproximadamente 400 artesãos em SC de diversas maneiras, através de consultorias de design, na gestão de negócios, na comercialização, entre outros. As ações do Programa objetivam principalmente promover a evolução desse setor econômico e ampliar os benefícios às organizações de artesãos, avançando na consolidação da marca ArteCatarina e aumentando a atração e a agregação de valor ao artesanato catarinense.

O SEBRAE/SC atua em arranjos produtivos locais em diversos setores da economia catarinense como calçados, confecções, móveis, metalmecânico, agronegócio (mel, leite, maricultura (ostra), vinho, cachaça, banana, fruticultura, agricultura familiar entre outros), plástico, empresas de base tecnológica, turismo e o próprio artesanato, envolvendo praticamente todo o Estado. No Agronegócio o SEBRAE/SC atende mais de 4 mil produtores e empresas formais.

Garantindo a sobrevivência dos negócios

Em Santa Catarina, a taxa de sobrevivência das micro e pequenas empresas cresceu. Entre 2003 e 2005, 76% dos empreendimentos abertos permaneceram no mercado, contra apenas 20% no início da década de 90. Na opinião do gerente de Comunicação e Mercado do Sebrae/SC, Spyros Diamantaras, a disponibilidade de informações sobre abertura de empresas e um empreendedor mais preparado são os principais fatores que contribuíram para esse resultado positivo.

Os dados fazem parte do estudo ‘Taxa de Sobrevivência e Mortalidade das Micro e Pequenas Empresas’, encomendado pelo Sebrae a Vox Populi em 2007. O levantamento faz uma análise de vários aspectos em 14.181 empresas ativas e extintas de todo o País nos anos de 2003 a 2005. O Sebrae/SC tem atuado na capacitação de empreendedores tanto em relação aqueles que querem abrir seu próprio negócio como também junto aos empresários recém estabelecidos e os que desejam ampliar sua participação no mercado.

No Artesanato, a atuação do Sebrae/SC possibilita a introdução de novas tecnologias no setor, capacita o artesão para melhorar a qualidade de seu produto e busca preservar o seu trabalho como referência cultural, abrindo portas para novas criações e tendências. O ArteCatarina concentra parte dos seus esforços e recursos na elevação do patamar da produção artesanal. Porém, o Programa luta também contra uma realidade preocupante. Em geral, grande parte das pessoas que trabalham nesse setor, apesar de constituir-se na base de renda de milhares de famílias, o fazem de forma amadora. Pela ausência das mínimas noções empresariais, ficam muitas vezes relegados a um segundo plano ou como uma indústria caseira de sobrevivência. O Programa ArteCatarina quer mudar essa realidade, capacitando os artesãos em dinâmicas gerenciais e trazendo-os para mais perto das modernas técnicas e modelos de gestão de negócios.

Outra etapa importante é a orientação técnica aos artesãos e às suas Associações quanto aos mecanismos de comercialização e mercado. No Brasil estima-se que, cerca de 8,5 milhões de pessoas vivem do artesanato, que movimenta cerca de R$ 2,8 bilhões/ano, o equivalente a 2,8% do PIB (Produto Interno Bruto), fato que comprova a importância deste segmento na economia brasileira.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img