27.5 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

SeCArte garante ano cultural agitado na UFSC

spot_img

SeCArte garante ano cultural agitado na UFSC

spot_imgspot_img

A Secretaria de Cultura e Arte promoverá, por conta própria ou através de parcerias, nove grandes eventos este ano na UFSC. Um deles é a 13 ª edição do Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM), que desde 1997 é realizado pela produtora Panvision e que ocorria integralmente no Centro Integrado de Cultura (CIC). Em 2009, o festival, programado para o período de 4 a 14 de junho, será dividido entre o Centro de Cultura e Eventos e o auditório da Reitoria da universidade. Também o Festival Internacional de Teatro e Animação (FITA), entre 13 e 21 de junho, terá suas apresentações mais concentradas na UFSC.

Segundo a secretária de Cultura e Arte, Maria de Lourdes Alves Borges, a cultura estava desprestigiada no campus. A secretaria foi criada em maio de 2008 com o objetivo de transformar a UFSC num centro irradiador da produção cultural catarinense, fazendo da universidade uma referência nesta área no Estado. “Não queremos só mostrar o que é produzido nas oficinas do DAC e nos cursos de Cinema e de Artes Cênicas, mas também trazer eventos do circuito cultural nacional que normalmente não passariam por Santa Catarina”, diz ela.

Um desses eventos itinerantes é a mostra de vídeo-arte “Visionários”, que será exibida de 13 a 16 de abril na Reitoria e tem o apoio do Itaú Cultural. A mostra reúne produções audiovisuais latino-americanas. Logo em seguida, de 27 a 30 de abril, outra sessão de vídeos – “Cinema e Religião” – mostrará filmes de diferentes partes do mundo sobre rituais religiosos.

Em maio, a Semana da França no Brasil trará uma mostra de filmes franceses e palestras sobre tradução. No mesmo mês, o evento “Arte e Pensamento no Século XXI” reunirá a comunidade acadêmica para uma série de reflexões sobre música, cinema e teatro. O compositor Livio Tragtenberg, um dos convidados, fará uma apresentação e discutirá o ensino de música na universidade. Em junho é a vez do FAM e do FITA, programações já consolidadas do calendário cultural da cidade.

Evento que Maria de Lourdes considera o mais importante produzido pela SeCArte, a Semana Ousada de Arte, cuja edição pioneira aconteceu em 2008, está programada para o período de 21 a 25 de setembro. “Conseguimos colocar uma semana cultural nova no calendário de Florianópolis, num evento que veio pra ficar”, afirma a secretária. A segunda edição da Semana Ousada continuará exibindo arte nas suas mais diversas manifestações, além de promover debates sobre estética.

Também na sua segunda edição, o Café Filosófico-Literário resgata a idéia dos saraus do século XVIII. De 10 a 13 de novembro, as discussões do café visam a formar um público que possa discutir sobre a filosofia na vida cotidiana.

A II Semana de Teatro fecha o calendário de eventos da Secarte para 2009, com peças produzidas nas oficinas do DAC e no curso de Artes Cênicas – curso que apesar de estar apenas no terceiro trimestre, segundo Maria de Lourdes, já é muito instigante e produtivo.

A SeCArte também apóia iniciativas de estudantes, como o Cine Paredão, que acontece no CFH todas as sextas-feiras. Para 2009 estão planejadas ainda a revitalização do Coral da UFSC e a criação de uma orquestra de câmara.

Mais informações com a diretora da SeCArte, Maria de Lourdes Alves Borges, pelo fone 3721-8304 e pelo e-mail secarte@reitoria.ufsc.br.

Por Andréia Lubini / Bolsista de Jornalismo na Agecom

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img