22.8 C
fpolis
terça-feira, abril 16, 2024
Cinesystem

Secretaria de Saúde da Capital está em alerta contra gripe suína

spot_img

Secretaria de Saúde da Capital está em alerta contra gripe suína

spot_imgspot_img

Atenção é redobrada com pessoas que chegam do Exterior

Autoridades do Estado estão em alerta contra a gripe suína. A coordenadora da Equipe de Vigilância das Doenças Transmissíveis da Secretaria de Saúde de Porto Alegre, Maria de Fátima de Bem, ressalta que a atenção é redobrada com pessoas que chegam do Exterior.

— É muito importante que os viajantes que venham destas áreas afetadas busquem atendimento quando apresentarem algum sintoma e digam que estão vindo de fora do país — disse de Bem.

A SES esclarece que o controle nos portos e aeroporto será feito pela Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa). O site da agência destaca as principais medidas adotadas pelas Coordenações de Vigilância Sanitária da Anvisa em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados:

— orientação aos viajantes que se dirigem ou procedem do México;

— vigilância de casos suspeitos;

— inspeção de cargas e bagagens;

— orientação e fiscalização das medidas de limpeza e desinfecção em meios de transporte e nas dependências desses pontos de entrada; e

— a utilização dos equipamentos de proteção individual necessários.

Autoridades de saúde mundiais intensificaram, nesta segunda-feira, a luta contra a gripe suína após o governo mexicano informar que o número provável de mortos pelo vírus subiu para 103, sendo que 22 já foram confirmados.

O governo de São Paulo afirma que as internações de duas pessoas que foram ao México são apenas precaução. Elas apresentam sintomas de gripe, mas não são consideradas sequer suspeitas de gripe suína. Os médicos acreditam que uma mulher tem na verdade sinusite. Um homem procurou hospital devido a tosse e dor no corpo, mas sem apresentar febre. Há indícios de que seja dengue.

(DC, 27/04/2009)

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img