19 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Sem Fenaostra, maricultores querem fazer a Feira da Ostra no Ribeirão da Ilha no dia 7/12

spot_img

Sem Fenaostra, maricultores querem fazer a Feira da Ostra no Ribeirão da Ilha no dia 7/12

spot_imgspot_img

Com o cancelamento da 14ª edição da Festa Nacional da Ostra (Fenaostra) por parte da Prefeitura de Florianópolis – maior produtora do molusco no Brasil -, maricultores da cidade estudam a possibilidade de realizar uma Festa da Ostra no Ribeirão da Ilha no dia 7 de dezembro. A produção da iguaria movimenta R$ 60 milhões por ano. As informações são da rádio CBN/Diário.

De acordo com o presidente da Associação Sul da Ilha de Maricultores, Henrique Silva, a ideia é que a feira dê destino à produção. A expectativa com a Fenaostra era que cada fornecedor vendesse 100 mil unidades na festa – fora a comercialização dos oito restaurantes que iriam participar do evento.

Segundo Silva, só na região do Ribeirão da Ilha, três empresas e 160 famílias formam a comunidade produtora do molusco, com 136 áreas próprias de cultivo. O número é ainda maior quando se inclui Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui na conta.

Para dar uma ideia da força da produção no Ribeirão, Silva explicou à reportagem que grandes produtores jogam de 3 a 4 milhões de sementes na baía Sul a cada 6 meses e os produtores menores, de 100 a 150 mil sementes.

O cancelamento

No dia 31 de outubro, após rumores de que a Fenaostra poderia ser cancelada, a Prefeitura divulgou o edital que escolheria a ” empresa especializada em organização de eventos para planejamento, organização e produção da XIV FENAOSTRA” entre os dias 23 de novembro e 2 de dezembro.

O recebimento dos envelopes de documentação e da proposta ocorreu no dia 12 de novembro, no Setor de Cadastro de Fornecedores da Secretaria Municipal de Administração e Previdência, e a empresa, de São Paulo, foi escolhida.

Antes disso, no dia 10 de agosto, foram escolhidas a rainha, a primeira e a segunda princesa do evento: Scheila Meira, Júlia Gabriela Correia e Meire Kariane Amaral, respectivamente (foto). No dia 6 de setembro, foi divulgada a lista dos artesãos que iriam expor seus trabalhos na Fenaostra.

Foto: www.pmf.sc.gov.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img