24.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Semana Arte e Pensamento no Século XXI termina nesta quarta

spot_img

Semana Arte e Pensamento no Século XXI termina nesta quarta

spot_imgspot_img

A programação da Semana Arte e Pensamento no Século XXI, promovida pela Secretaria de Cultura e Arte, prossegue às 14h30 desta terça-feira (19/05) no Centro de Cultura e Eventos da UFSC com a discussão sobre “Memória e desmemoria em Beckett”, comunicação do professor Sérgio Medeiros acerca do dramaturgo irlandês Samuel Beckett, seguida pela apresentação de uma peça breve de sua autoria, “A Última Gravação”, com direção de Dirce Waltrick do Amarante e interpretação de João Pedro Garcia. Com 25 minutos de duração, a encenação mostra um homem que comemora seu 69º aniversário mas, próximo da morte, revê seu passado, externando os conflitos decorrentes de sua percepção do mundo. Toda a programação da Semana tem entrada franca.

Às 15h30, a atriz e diretora de teatro Carmen Fossari vai falar sobre aspectos da obra do dramaturgo espanhol Fernando Arrabal, na palestra “Fernando, em seus Arrabaldes Infindos”. A diretora o considera “um criador contemporâneo de olhar atento e pensamento tão imenso como os cinco continentes aonde chegam suas obras e suas tempestades filosóficas”.

Durante três horas, a partir das 16h30, haverá performances cênicas, seguidas de debates. São esquetes em que temas como a espera, a passagem do tempo, a exaustão e o estresse cotidiano se transformam em matéria-prima para a arte da interpretação. No final, o ator Célio Alves fará uma homenagem a Augusto Boal, criador do Teatro do Oprimido, falecido no início de maio, lendo trechos de sua obra. Esta etapa da programação culmina com uma apresentação do grupo de poetas Corpo de Letra.

Às 19h30, a Siedler Cia. de Dança apresenta a coreografia “Assinatura”, fruto de um projeto da A O’ctus Cia. de Atos, de São José, contemplada com o Prêmio Funarte de Dança Klaus Viana 2007. O espetáculo mescla dança, performance, artes plásticas, música e softwares que permitem a manipulação e o tratamento de imagens em tempo real. Formado por dois solos e com direção artística e interpretação de Elke Siedler, ele estreou em Florianópolis em maio do ano passado e já foi apresentado no Teatro Cacilda Becker, no Rio de Janeiro. “Assinatura” é definido pelo grupo como “um solo de dança contemporânea que transita pela temática da identidade, explorando as relações da criadora-intérprete com imagens e objetos de cena que reportam a fatos específicos de sua vida”.

Quarta-feira – A Semana Arte e Pensamento termina na quarta-feira, com debates sobre política cultural, cinema e as tecnologias do audiovisual. Na primeira parte da programação, a partir das 14h30, uma discussão acerca da universidade e as políticas públicas de cultura envolve representantes da Secretaria de Cultura e Arte, o Diretório Central de Estudantes (DCE), a Apufsc e o Sintufsc.

Uma palestra sobre o “Cinema Expandido”, sob a responsabilidade da professora de cinema Clélia Mello, dá prosseguimento ao evento, às 17h30. Ela vai abordar o contexto e as experiências do hibridismo entre as artes aplicados ao universo cinematográfico. Às 18h30, o professor Mauro Pommer faz a palestra “Cinema e Tecnologia do Audiovisual”, abordando aspectos como a revalorização das salas de cinema como espaço de informação e entretenimento e a importância do repertório fílmico como registro de uma etapa da história da arte.

A Semana Arte e Pensamento no Século XXI será fechada às 19h30 com o Sarau Boca de Cena, projeto de extensão da UFSC criado por Juliana Impaléa e Flávia Tomaz que busca divulgar a produção artística de Florianópolis, dando oportunidade para que a música, a poesia, o teatro, a dança e as artes visuais sejam levadas ao grande público. Vão participar da sessão desta quarta-feira, entre outros, o grupo de dança Kirinus, as bandas Os Desclassificados e Os Encaipirados, os atores Aline Maciel e George França e os poetas Jozé Amorim e Indiana Nicolletti.

PROGRAMAÇÃO
Terça-feira – 19 de maio
14h30 – Memória e Desmemoria em Beckett – Sérgio Medeiros
15h30 – Fernando, em seus Arrebaldes Infindos – Carmen Fossari
16h30 – Artes Cênicas (performance) – Alaí Garcia
19h30 – Espetáculo “Assinatura” – Siedler Cia. de Dança

Quarta-feira – 20 de maio
14h30 – A Universidade e a Política Cultural (debate) – DCE, APUFSC, Sintufsc, SeCArte
17h30 – Cinema Expandido – Clélia Mello
18h30 – Cinema e Tecnologia do Audiovisual – Mauro Pommer
19h30 – Sarau Boca de Cena

Mais informações pelo fone (48) 3721-8304 e no site www.secarte.ufsc.br.

Por Paulo Clóvis Schmitz / Jornalista na Agecom

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img