20.4 C
fpolis
domingo, abril 28, 2024
Cinesystem

Semana Municipal do Livro Infantil começa nesta quinta-feira

spot_img

Semana Municipal do Livro Infantil começa nesta quinta-feira

spot_imgspot_img

A terceira edição do evento terá atividades literárias em diversos pontos da cidade


foto/divulgação:

Começa nesta quinta-feira (12/04) e vai até o dia 18 de abril a 3ª Semana Municipal do Livro Infantil de Florianópolis. A abertura oficial acontecerá às 19h na Biblioteca Barreiros Filho, bairro Estreito. O evento contará com a palestra de Maurício Graipel, que lançará o livro “Histórias da Natureza”. Em seguida o público acompanhará um recital com o pianista e assessor pedagógico da Secretaria de Educação, Anderson Abreu.

Durante sete dias além do lançamentos de livros, acontecerão saraus e varais literário, espetáculos musicais, contação de histórias, teatro e oficinas de formação. A programação completa pode ser conferida no www.pmf.sc.gov.br/entidades/educa.

A Semana é uma realização da Secretaria Municipal de Educação e tem o SESC de Santa Catarina como correalizador. São parceiros também, a Fundação Franklin Cascaes, Barca dos Livros, UFSC, UDESC, UNISUL, Biblioteca Pública Estadual, Biblioteca Pública Municipal Professor Barreiros Filho, Instituto Guga Kuerten, Associação de Voluntários do Hospital Infantil Joana de Gusmão e unidades educativas.

A Semana Municipal do Livro Infantil foi instituída em 2010, pela lei 8.125, para ser realizada na semana que abranger o dia 18 de abril, Dia Nacional do Livro e Dia do Nascimento do Escritor Monteiro Lobato.

Lançamento

O livro O Voo da Pandorga Mágica, de Eliane Veras da Veiga, será lançado no dia 18 de abril, às 19h, no Forte Santa Bárbara, sede da Fundação Franklin Cascaes. A publicação conta a aventura de Thiago e Raquel por Florianópolis. Juntos, numa pandorga mágica, eles sobrevoam a Ilha da Magia. A história pode ser lida por crianças e adultos. Aborda temas como ecologia, geografia, história, folclore, artesanato, cultura popular, arquitetura, educação patrimonial, ética e pluralidade cultural.

A autora Eliane Veras da Veiga é arquiteta e urbanista, mestra em história pela UFSC, e professora da UNISUL. Técnica do IPUF,trabalha há 17 anos com história oral e memória na Fundação Cultural de Florianópolis – Franklin Cascaes. As ilustrações são de Rafael Schnell.

Varal Literário

No dia 14, a Praça XV de Novembro será palco de um varal literário, composto por poemas e desenho. Estes materiais serão produzidos por crianças, adolescentes e profissionais das unidades educativas do município. Haverá também um varal literário na região continental, que será promovido pela Biblioteca Pública Municipal Barreiros Filho.

Calçada da Criança

Ao lado da Catedral Metropolitana, a rua Padre Miguelinho será transformada na Calçada da Criança, no dia 18 de abril, das 14h às 17h. A proposta contempla a presença de um escritor para conversar com as crianças e realizar atividades relacionadas ao tema de uma de suas obras. O evento é destinado a escolas e creches municipais. Inscrições pelo fone: 3333-1322.

Seminário

A Universidade Federal de Santa Catarina vai sediar, de 11 a 13 de abril, o 5º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil: “Letramento literário e diversidade”. O objetivo é reunir pesquisadores envolvidos no estudo da leitura e da formação na literatura infantil e juvenil em Santa Catarina e no Brasil. Os professores da Rede Municipal de Ensino poderão apresentar seus trabalhos no encontro gratuitamente. Informações no endereçoliteraturainfantilejuvenil.wordpress.com/.

Frankolino

Mesclando teatro, contação de história e música, o espetáculo Causos do Frankolino entrelaça realidade e ficção para levar ao público histórias do imaginário popular relacionadas às crenças e costumes da herança cultural açoriana.

Durante a Semana do Livro, o espetáculo, baseado nas pesquisas do professor e folclorista Franklin Cascaes, será apresentado gratuitamente no Teatro da Ubro, Biblioteca Publica do Estado, Biblioteca Pública Municipal Professor Barreiros Filho, Casa das Maquinas da Lagoa da Conceição e no forte Santa Bárbara, sede da Fundação Franklin Cascaes.

A promoção é da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes. A narrativa é conduzida pelo boneco Frankolino, manipulado pela atriz e arte-educadora Andréa Rihl.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img