26.6 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Seminário internacional de Educação Física, Lazer e Saúde termina nesta sexta-feira na UFSC

spot_img

Seminário internacional de Educação Física, Lazer e Saúde termina nesta sexta-feira na UFSC

spot_imgspot_img

Termina nesta sexta-feira, 8, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) o X Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde (Sieflas), que aborda a Educação Física e as interfaces entre ela e o desenvolvimento humano. As informações são da Agecom.

O evento, que começou na última quarta-feira, 4, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, conta com a parceria da Universidade do Minho, Portugal.

A conferência de abertura, ministrada por Jean Côté, da Queen´s University, do Canadá, teve o tema “Os determinantes de experiências e resultados positivos no esporte para crianças e jovens”.

O conferencista explicou que as pesquisas foram desenvolvidas considerando-se o processo dinâmico de desenvolvimento por meio do esporte, tendo como parâmetros as atividades, os relacionamentos e o cenário apropriados.

No estudo apresentado, as qualidades positivas se baseiam e em três “Ps”: Performance, Participation and Personal Development (Performance, Participação e Desenvolvimento Pessoal); e quatro “ Cs”: Competence, Confidence, Connections and Character (Competência, Confiança, Conexões –vínculos – e Caráter).

Para o pesquisador é importante possibilitar às crianças diversificação na iniciação às atividades esportivas, jogos e brincadeiras, uma vez que se verificou que isso está relacionado à participação continuada, performance e excelência nas idades jovem e adulta. A especialização precoce, porém, leva ao abandono e à desistência.

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img