20.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Seminário de Turismo e Hotelaria aproxima universitários e empresários em Florianópolis

spot_img

Seminário de Turismo e Hotelaria aproxima universitários e empresários em Florianópolis

spot_imgspot_img

Docentes, pesquisadores e acadêmicos podem inscrever trabalhos até o próximo dia 31

O 8º Seminário de Hotelaria e Turismo será realizado no dia 30 de abril, das 9h às 11h. O evento integra a programação do 24º Encatho e da 22ª Exprotel, a serem realizados pela ABIH-SC de 28 a 30 de abril, no CentroSul, em Florianópolis.

O Seminário é um espaço específico para que acadêmicos, docentes, pesquisadores e hoteleiros apresentem contribuições técnicas para o setor através de artigos científicos. É uma excelente oportunidade para que os estudantes se aproximem do setor público e privado. “Estimular a apresentação de propostas que contribuam para o desenvolvimento do Turismo e da Hotelaria é uma das propostas deste seminário”, comenta o presidente da ABIH-SC, João Eduardo Amaral Moritz.

A proposta é a integração entre universidades e empresários. Alunos e até mesmo professores apresentam artigos resultantes de pesquisas realizadas durante o curso universitário. A apresentação é aberta aos empresários para discussão, na qual eles analisam se os trabalhos atendem as necessidades do mercado. O Seminário se constitui também numa oportunidade para discussão do futuro profissional dos acadêmicos, viabilidade de crescimento da área e as oportunidades de interesse entre a academia e mercado.

Neste ano o tema geral do Encatho é “Aumentando a ocupação hoteleira”. Os trabalhos inscritos devem seguir esta linha de discussão.

Este Seminário é uma forma também de prospectar empregos para os universitários, pois muitas vezes surgem contatos para dar continuidade à pesquisa. É um momento rico em termos da troca de ideias do meio acadêmico com o prático e um excelente meio de mostrar a postura profissional.

O prazo das inscrições é 31 de março. Os trabalhos podem ser enviados por e-mail ou entregues em CD na sede da ABIH-SC, situada à rua Osmar Cunha, 183, Bloco B, Sala 801, centro de Florianópolis. Junto à pesquisa deve ser incluído um currículo resumido dos participantes.

Premiação

Serão selecionados até três trabalhos por autor (autores). Aos autores dos três melhores trabalhos do 8º Seminário de Turismo e Hotelaria será oferecido um prêmio correspondente a duas diárias, com direito a acompanhante em hotel associado à ABIH-SC. O regulamento está no site www.encatho.com.br. Mais informações pelo e-mail abih@abih-sc.com.br. Quem tiver o trabalho selecionado será isento de taxa de inscrição no 24º Encatho.

24º Encatho

O 24º Encontro Catarinense de Hoteleiros (Encatho) e a 22ª Feira de Produtos e Serviços para Hotéis (Exprotel) são eventos já consolidados que crescem a cada ano em número de participantes e eventos paralelos. Neste ano o tema central do encontro “Aumentando a Ocupação Hoteleira” tem como objetivo promover um amplo debate sobre as estratégias e ações visando promover o aumento da taxa de ocupação do setor hoteleiro no Estado, contando para isso com especialistas de renome que possam contribuir com sua experiência para alavancar as vendas tanto no mercado interno como externo.

Para o presidente da ABIH-SC, “o Encatho, pela importância e contemporaneidade dos temas que aborda em sua programação, é hoje um dos mais destacados encontros de hoteleiros do país. O evento abre espaço para a abordagem de temas de interesse direto do setor e também para a abordagem de assuntos que impactam diretamente o desempenho do segmento como formação de mão de obra, sustentabilidade, rentabilidade e viabilidade do negócio, entre outros. Já a Exprotel, que surgiu tímida como uma exposição de fornecedores para o setor é hoje uma feira que atrai, a cada ano, maior número de empresas, não só da Região Sul, mas também de vários outros estados. Na edição deste ano já temos confirmada a presença de expositores de nada menos que sete estados que vão apresentar as últimas novidades e inovações da indústria para o setor hoteleiro na área de produtos e serviços. Temos certeza que este será um grande encontro”, finaliza.

Confira a programação do 24º Encatho

28/04/2010 – Quarta-Feira

18h às 19h – credenciamento
19h às 20h – Abertura Encatho 2010
A partir das 20h – visitação à Exprotel

29/04/2010 – Quinta-Feira

9h às 16h – 2º Simpósio de Governança Hoteleira
09h às 11h – Reunião dos Hoteleiros
11h às 12h – Mesa Redonda com Hoteleiros e Fornecedores – “Nós temos o que você precisa para vender mais”
14h às 15h – Oficina “Modernização de hotéis gastando o mínimo possível”, com a arquiteta Maria Lúcia Gobbi
14h às 15h – Oficina BADESC “Os bancos de desenvolvimento como indutores do crescimento”
14h às 17h – Rodada de Negócios com operadoras de turismo
14h às 21h – Visitação à Exprotel
17h30 às 18h30 – Palestra Magna “Vendendo mais, gerando valor”, com Luis Paulo Luppa
19h às 20h – Happy Hour na Exprotel

30/04/2010 – Sexta-Feira

09h às 11h – 8º Seminário de Turismo e Hotelaria
14h às 15h – Oficina “RH e gestão empresarial”, com Márcio Moraes
14h às 15h – Oficina “Novas formas de venda: a internet como ferramenta”, com Olimpio Araujo Junior
14h às 17h – Rodada de Negócios com Agências de Viagem – Corporativo e de Incentivo
14h às 21h – Visitação à Exprotel
16h às 17h – Oficina “Indicadores de desempenho”, com Andrea Mendes
16h às 17h – Oficina “Meio Ambiente, Sustentabilidade e Sociedade”, com Hans Michael Van Bellen
17h às 18h – Palestra técnica com o professor e consultor Marcelo Peruzzo
18h30 às 19h30 – Apresentação de cases Destaque no Guia 4 Rodas e Il Campanário, Ponta dos Ganchos Resort
20h às 24h – Jantar do Hoteleiro – encerramento
Funcionamento da Feira: das 14h às 21h

Serviço

O que: 24º Encatho / 22ª Exprotel
Quando: 28 a 30 de abril de 2010
Local: CentroSul – Centro de Convenções de Florianópolis
Endereço: Av. Gustavo Richard, s/n – Aterro da Baia Sul – Florianópolis/SC
Funcionamento da Feira: das 14h às 21h
Cursos e Palestras: confira programação
Informações: ABIH-SC (48) 3222-8492
Site: www.encatho.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img