20.6 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Sobrinho de Saint Exupéry vem a Florianópolis

spot_img

Sobrinho de Saint Exupéry vem a Florianópolis

spot_imgspot_img

Ele participará de lançamento de exposição sobre o tio

François d’Agay, sobrinho e afilhado de Antoine de Saint-Exupéry, chega a Florianópolis nesta terça-feira (28).

François nasceu em 17 de setembro de 1925, portanto conviveu quase 20 anos com Saint-Exupéry, até 1944, quando o piloto-escritor morreu. D´Agay deseja conhecer Getúlio Inácio, filho de Rafael Inácio, o seu Deca, pescador com quem o escritor teve contato na ilha de Santa Catarina.

“Desejo ver com meus olhos o que meu tio viu”, disse d´Agay, que também se encontrará com leitores de Saint-Exupéry. Para esse encontro conversará com o público na livraria Livros e Livros, no Centro da Capital, no dia 30 de outubro, a partir das 18h. No dia 29, às 19h, acontecerá o lançamento da exposição “De Saint-Exupéry a Zeperri” no Palácio Cruz e Sousa, que ficará aberta para visitação até o dia 30 de novembro.

Projetos
O sobrinho de Saint-Exupéry sabe que em Florianópolis, chancelado pelo comissariado do “Ano do Brasil na França”, está o projeto “De Saint-Exupéry a Zeperri”, que consiste no restauro do casarão dos pilotos franceses da Aéropostale (da qual Saint-Ex fazia parte), que se situa à Avenida Pequeno Príncipe, no Campeche.

Patrocinadores
O casarão, conhecido por “popote” entre os pescadores, deve tornar-se um memorial destes e dos pilotos, recebendo, inclusive, exposições doadas pela França com o patrocínio da Tractebel Energia, em parceria com a Prefeitura de Florianópolis. Ainda faz parte do projeto a elaboração de um filme-documentário com o mesmo título, “De Saint-Exupéry a Zeperri”, cuja primeira parte começa em novembro, na França. Ambos os projetos são coordenados por Mônica Cristina Corrêa, viabilizados pela Lei Rouanet, e contam com o apoio da Air France, Le Monde Citroën e Majestic Palace Hotel.

D´Agay também visitará o rancho dos pescadores, no Campeche, onde seu tio pernoitou algumas vezes, além de alguns pontos turísticos. No dia 30, na Base Aérea de Florianópolis, almoça com os envolvidos no projeto de recuperação da memória de Saint-Exupéry na ilha e autoridades. 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img