25.4 C
fpolis
sexta-feira, março 1, 2024

Softplan passa a auditar ganhos ambientais na Gestão Pública

spot_img

Softplan passa a auditar ganhos ambientais na Gestão Pública

spot_imgspot_img

Objetivo é promover uma maior estruturação na área para analisar o impacto nas operações  

Como parte do processo de adequação ao ESG (sigla que engloba sustentabilidade ambiental, social e governança corporativa), a Softplan começou a auditar e institucionalizar as estimativas de ganhos ambientais de clientes que substituem o papel por processo digital. Os benefícios em produtividade, celeridade, transparência e eficiência do processo digital estão amplamente documentados e já fazem parte do dia a dia de inúmeras instituições públicas.

O objetivo da estruturação do programa de ESG é compreender melhor os impactos nas operações da companhia. Em consulta aos clientes, a empresa identificou que a questão ambiental é um dos principais impactos positivos dos sistemas do grupo.

Na Justiça Estadual, por exemplo, de 2009 a 2022 o número de processos digitais que deram entrada no SAJ foi 57,276, o que representa 40% de todos os processos digitais do Brasil. Desde 2013 a Softplan também estima a redução da emissão de gases de efeito estufa e de consumo de água em seus clientes, decorrentes da decisão das instituições de aderir ao processo digital.

Nos tribunais de justiça, entre os anos de 2009 a 2022, os cálculos preliminares indicam uma redução de 99% nas emissões – o que representa 446 mil toneladas de gases de efeito estufa não emitidas e 1,7 bilhão de litros de água economizados.

Com base nesse cálculo, a empresa começa a aplicar esse procedimento em todas as suas soluções visando apresentar o resultado aos seus clientes no início de 2024. De acordo com o gestor do programa de ESG da companhia, Tiago Melo, o ganho ambiental tanto na economia de emissões de gases de efeito estufa quanto no consumo da água é de pelo menos 95%, dependendo dos padrões de consumo de papel e de dados de cada tipo de instituição.

Sobre o Grupo Softplan

Com 33 anos de experiência no mercado, o Grupo Softplan é um dos maiores ecossistemas de negócios SaaS do país e pioneiro na transformação digital no setor público. Suas soluções de gestão levam eficiência para segmentos complexos e de extrema importância para a sociedade e economia do país. Possui atuação em todo território nacional e na Colômbia, com mais de 2.700 colaboradores e 12.000 clientes. Em 2022, o grupo registrou um crescimento de 37% em seu faturamento, atingindo uma receita bruta de R$586 milhões. A previsão para 2023 é atingir R$ 760 milhões de faturamento, além de se tornar a maior plataforma MultiSaaS do Brasil.

Nos últimos anos, por meio da aquisição de outras empresas especialistas em construção civil, consolidou o Ecossistema Tecnológico da Indústria da Construção: Sienge, Construmarket, CV CRM, Prevision, eCustos, Refera e Gestor Obras. Juntas, as soluções permitem a integração da cadeia de ponta a ponta, desde o orçamento até o pós-venda, atendem mais de 6 mil clientes e conectam mais de 1,2 milhão de profissionais da construção.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais