22.6 C
fpolis
terça-feira, abril 16, 2024
Cinesystem

Teatro, artes visuais, walking tour e meditação no Parque da Luz no sábado (19)

spot_img

Teatro, artes visuais, walking tour e meditação no Parque da Luz no sábado (19)

spot_imgspot_img

Serão apresentados quatro espetáculos de companhias locais; a partir das 14h30, gratuito

No próximo sábado, dia 19 de março, o Curta o Parque volta a acontecer no Parque da Luz, depois de um intervalo de dois anos por conta da pandemia. Nesta segunda edição, a programação contempla os adoradores de teatro, artes visuais, meditação e também quem quer conhecer mais sobre a história dessa área verde no coração da cidade. A partir das 14h30, tudo gratuito.

“Entendemos que as atividades artísticas têm que acontecer também em espaços públicos e áreas verdes da cidade. Então criamos o Curta o Parque, junto à Associação Amigos do Parque da Luz, como forma de ativar aquele espaço da forma mais diversa possível através da arte e da cultura. Na primeira edição, em 2020, o foco foi a música, agora é o teatro e as artes visuais”, afirma Marina Tavares, da Studio de Ideias

No total serão quatro espetáculos de diferentes estilos. A Traço Cia de Teatro apresenta a “Palhaçada a la Carte”, na qual agentes altamente treinados colocam em teste uma inovadora receita palhacística que erradicará as toxinas que sufocam a humanidade; 

a Metamorfose Cênica leva para o palco “O Pequeno Príncipe”, peça baseada na obra de Antoine de Saint-Exupery;  e as atrizes Juliana Riechel e Jaqueline Cisne apresentam “Porto Tempestade: uma odisseia”, contação de história cuja o texto foi concebido a partir de pesquisas históricas do período de colonização da Ilha de Santa Catarina.  

Por fim, um convite à introspecção por meio do “Teatro Lambe-Lambe nas praças da cidade: para onde vão os insetos quando a chuva chega?”. Neste trabalho, a atriz Elis Mira, diante de uma caixa cenográfica equipada com cenário, iluminação, personagens e sonoplastia, coordena uma experiência teatral assistida por uma pessoa de cada vez, com duração em média de três minutos.

**Em caso de chuva, o evento será transferido.

Arte para ver e fazer

Duas exposições de artes visuais irão inaugurar o novo espaço expositivo da sede da Associação Amigos do Parque da Luz – AAPLUZ. Uma delas contará a história do Parque da Luz por meio de fotos e materiais de arquivo que documentam a trajetória da Associação e do Parque ao longo dos anos. 

A segunda exposição, intitulada “Elementais da Luz”, apresenta os trabalhos da artista Josiane Fonseca, que surge da relação com a natureza, com a Mãe Terra, com os elementais, todo esse conjunto que traduz a essência do parque e dá forma ao que vemos, sentimos e ouvimos.  As imagens desenvolvidas pela artista, concebidas de seres antropomorfos ligados ao sagrado da terra, contam o dia a dia deste espaço sui generis da Ilha. A curadoria é de Denilson Antonio e Márcio Fontoura.

Outra atração que promete chamar a atenção é o Ateliê Aberto com o Gabriel Tissier, artista que utiliza em seu trabalho galhos, raízes e troncos de madeira encontrados na praia. 

Oficinas estimulam criatividade e conexão 

Além de ver, será possível fazer arte na Oficina de Jogos Teatrais com Simone Bastos, que por meio  da interpretação de personagens lúdicos busca aflorar a criatividade e a imaginação em trabalho em grupo. 

Está na programação também a Oficina de Mandalas, com Raissa Rana Fuga, na qual o participante vivenciará um momento criativo e terapêutico através do contato com a natureza, além de aprender sobre a influência das cores nas nossas vidas.

Já na proposta da oficina “As viajantes do Zuvuya”, da Elo Vertical, as personagens Lamat e Cauac interagem com os pequenos grandes mestres do Planeta Terra – as crianças, por meio de dinâmicas que conectam yoga, circo, teatro, dança, meditação, brincadeiras e instrumentos vibracionais. As viajantes falam sobre suas aventuras por entre as dimensões e convidam as crianças a despertarem a sua própria magia ao conectar profundamente com o seu EU Mágico. Toda a experiência é oferecida com fones de ouvido silent disco e poderá ser vivenciada entre pais e filhos .

Caminhar, plantar e respirar 

Quem for curtir o evento poderá  participar do Walking Tour com o Guia Manezinho. No passeio guiado, o jornalista Rodrigo Stüpp  contará um pouco sobre a história do Parque da Luz, do seu entorno e da Ponte Hercílio Luz.

Outra forma de se conectar com essa área verde situada no coração da cidade será adotando uma muda de flor e plantando ela durante o evento. No espaço da AAPLUZ no Curta o Parque, voluntários irão conversar com interessados sobre o trabalho da Associação e estarão disponibilizando mudas a preços simbólicos com essa finalidade. 

 E para relaxar, trazer calma para o corpo e a mente, vai ter meditação com a instrutora Monie. O convite é levar sua toalha, canga, tapetinho e participar deste momento.

O Curta o Parque é realizado por meio da Lei Municipal de Incentivo a Cultura de Florianópolis, patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e conta com apoio cultural do Hospital de Olhos de Florianópolis – HOF, do Cambirela Hotel e do Castelmar Hotel, parceiros que acreditam que a cultura é peça fundamental na vida das pessoas e da sociedade.

Agende-se

Curta o Parque

19/3, a partir das 14h30

Gratuito

*Em caso de chuva o evento será transferido. 

Saiba mais em

https://www.instagram.com/studiodeideiasprodutora/

https://www.instagram.com/curtaoparque/

https://www.instagram.com/parquedaluz.floripa/

Curta o Parque – 19/3

Programação

14h30    

Abertura do Evento

Yoga e Meditação com a Instrutora Monie (30 minutos de duração)

*Ateliê ao Vivo – Gabriel Tissier (até 18h)

*Oficina Jogos teatrais – Simone Bastos (até 18h)

*Oficina Mandalas do Parque – Raíssa Rana Fuga (até 18h)

*Espaço AAPLUZ – Conheça o trabalho da associação e adote e plante uma muda de flor (até 18h)

15h

Oficina Sensorial “As viajantes do Zuvuya” do Grupo Elo Vertical (1 hora de duração)

Para onde vão os Insetos quando a chuva chega? – Teatro Lambe-Lambe por Elis Mira (até às 17h)

Espaço Cultural Amigos do Parque: Exposição Elementais da Luz – Josiane Fonseca ||

Memorial Associação de Amigos do Parque da Luz (até 18h)

15h30

Walking Tour – Guia Manezinho 

16h

Espetáculo O Pequeno Príncipe – Cia de Teatro Metamorfose Cênica

17h

Espetáculo Palhaçada a La Carte – Traço Cia de Teatro

18h

Espetáculo Porto Tempestade: uma odisseia

Foto: Créditos Volo Filmes

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img