Florianópolis, 16 de julho de 2024

Tecnologia ajuda a prevenir furtos e roubos e também na recuperação dos veículos

spot_img

Sicoob SC/RS ultrapassa 1,5 milhão de cooperados

O Sicoob SC/RS alcançou em junho 1,5 milhão de...

Vai ter Feira do Rock em Palhoça no final de semana

No mês do rock n’ roll o shopping ViaCatarina...

Com mais de 250 empreendimentos, o Square SC apresenta opção inovadora para as férias da criançada

Empresa Wow Park oferece experiência multissensorial num ambiente inspirador Procurando...

Compartilhe

Em 2022, houve incremento de 8% nesse tipo de ocorrência, mas cerca de 95% dos veículos com rastreamento voltam para as mãos dos proprietários

Em 2022, 373.225 veículos foram roubados ou furtados no Brasil, um aumento de 8% em relação ao ano anterior, segundo dados da 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, recém publicado. Desse total, 60,3% foram ocorrências de furtos e 39,7%, de roubos. Os números acendem um sinal de alerta em relação a esses tipos de ocorrências, mas há uma boa notícia: a tecnologia é aliada para a prevenção e até para a recuperação dos veículos. Dados do mercado de segurança privada indicam que cerca de 95% dos veículos com sistema de rastreamento são recuperados. 

“Um sistema de rastreamento eficiente possibilita gerar uma série de informações sobre a localização – como deslocamento e o destino final, por exemplo –, colaborando de forma decisiva para a recuperação, e também oferece soluções tecnológicas que ajudam a prevenir ocorrências”, explica Nabor Cenci, Gerente de Segmento de Rastreamento da Orsegups. 

Um exemplo é a função “estacione seguro”, disponibilizada pela empresa e que, quando acionada via aplicativo no celular, cria uma “cerca virtual” ao redor do veículo. “Se houver algum tipo de violação, o motorista recebe um alerta no celular e pode agir rapidamente, acionando, inclusive, a central de monitoramento”. Cenci destaca a diferença entre a função e o alarme comum. “Tudo que traz mais segurança é importante e diferentes alternativas podem ser usadas de maneira conjunta. Mas um alarme é desarmado facilmente e, muitas vezes, o motorista está longe do veículo e nem escuta tocar”, compara. 

O executivo relaciona ainda outras vantagens do rastreamento ligadas à prevenção da segurança pessoal do condutor e dos passageiros. “Com a informação gerada, são observados os itinerários que o veículo tem percorrido: se são áreas seguras ou se estão dentro do limite geográfico delimitado previamente e até mesmo a velocidade de deslocamento do veículo”, relaciona. “Com isso, é possível identificar potenciais riscos e mudar hábitos e trajetos”, diz.

Com tecnologia própria, criada pela equipe de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Orsegups, o sistema de rastreamento veicular inclui a instalação de um equipamento que identifica, por satélite, a latitude e longitude do veículo monitorado, e as transmite por rede celular para a plataforma de rastreamento, que possui algoritmos inteligentes que processam e organizam as informações captadas, as disponibilizado rapidamente aos usuários. 

Gestão de frotas

O rastreamento veicular tem ainda outra vertente, o da gestão de frotas, direcionada para empresas e tendo como vantagem maior produtividade e redução de custos. “A informação é um dos principais ativos de uma organização, é imprescindível para a tomada de decisão dentro de uma empresa e é isso que o rastreamento permite, com a configuração de alertas e emissão de relatórios”. 

Além dos benefícios de segurança, é possível identificar de forma minuciosa como e quando os veículos estão sendo utilizados e por quem. “No caso de um vendedor, por exemplo, é possível saber exatamente o horário que ele iniciou e encerrou as visitas, em quantos locais ele parou, por quanto tempo e, com isso, calcular o nível de produtividade de atendimento diário dele”, afirma Cenci. 

Já no uso compartilhado de um veículo, a solução configurar a identificação do usuário. Assim, quando há uma multa, basta verificar quem estava na direção naquele dia e horário. “Com a configuração de alertas, a gestão do processo é ainda mais eficiente, pois não é preciso esperar muito tempo para fazer as alterações necessárias na operação, com ganho em eficiência”, conclui o Gerente de Segmento de Rastreamento da Orsegups.