16.5 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Telecentros promovem a inclusão digital em Florianópolis

spot_img

Telecentros promovem a inclusão digital em Florianópolis

spot_imgspot_img

Parceria entre a Prefeitura e o Comitê para Democratização da Informática disponibiliza oito espaços para a comunidade

Utilizar a informática e a internet para mudar a realidade social e econômica de pessoas e comunidades da Capital é o objetivo da parceria entre a Prefeitura de Florianópolis e o Comitê para a Democratização da Informática de Santa Catarina (CDI-SC), que mantêm oito telecentros à disposição da população. O trabalho de inclusão digital desenvolvido nos telecentros tem como proposta transformar vidas e fortalecer comunidades de baixa renda por meio da capacitação nas tecnologias da informação e comunicação e de um aprendizado complementar voltado à prática da cidadania e do empreendedorismo.

O presidente da entidade, Heitor Blum S. Thiago destaca a importância do projeto. “Levar a oportunidade à pessoas para ter acesso aos recursos de informática e internet é a missão do CDI. Com isso se promove a Inclusão Digital e a inserção do cidadão na sociedade do conhecimento. Desenvolve-se assim sua cidadania.”

Os oito telecentros estão localizados nos bairros de Canasvieiras, Jardim Atlântico, Rio Tavares, Morro das Pedras, Itacorubi, Prainha, Fazenda do Rio Tavares e no Centro (Aflodef) e atendem cerca de 800 pessoas por mês. Nos telecentros, a população tem acesso à impressora e internet para consultas, estudo, trabalhos escolares, serviços públicos, confecção e envio de currículos. Nos locais, também são oferecidos cursos de informática e cidadania e empreendedorismo. Cada unidade tem um monitor encarregado de auxiliar o cidadão no uso dos equipamentos de informática.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ciência,Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável e do Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF), repassa mensalmente recursos para a manutenção do projeto, iniciado em agosto de 2010. O CDI é responsável pela capacitação de monitores e pela política pedagógica aplicada nos telecentros, além de fornecer os equipamentos de informática e internet.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img