20.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Tema ´Ciência para todos` integra UFSC e comunidade na 8ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão

spot_img

Tema ´Ciência para todos` integra UFSC e comunidade na 8ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão

spot_imgspot_img

Mais de 200 estandes com apresentação de trabalhos nas áreas de tecnologia, educação, saúde, meio ambiente e comunicação; quase 300 minicursos; apresentação de mais de 700 trabalhos de alunos de graduação; palestras; debates; mostra de documentários e dezenas de atividades culturais mudam a rotina da UFSC a partir de quarta-feira. De 21 a 24 de outubro a universidade realiza a oitava edição de sua Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex).

Integrado à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o evento tem o objetivo de demonstrar as ações da universidade e mobilizar a população em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

Como já é tradicional, o “circo” da Sepex será montado na Praça da Cidadania, em frente à Reitoria. A visitação será aberta entre 9h e 19h, de quarta a sexta. No sábado as atividades da Sepex vão de 9h às 16h. No período, estudantes, professores e técnico-administrativos da instituição apresentarão atividades desenvolvidas nas diversas unidades da instituição.

Entre os eventos paralelos estão o 19º Seminário de Iniciação Científica da UFSC (em que “jovens pesquisadores” apresentam seus trabalhos), a I Feira do Inventor e as mostras Ver Ciência (documentários da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia) e Planet.move (filmes sobre meio ambiente e globalização).

Acompanhe a agenda da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão:

Estandes interativos
Este ano cerca de 200 estandes serão abertos à visitação de quarta (9h às 19h) a sábado (9h às 16h), em uma estrutura de mais de 5 mil metros quadrados, na Praça da Cidadania. Os visitantes poderão votar no estande mais interativo, que será premiado ao final da Sepex.

Minicursos
No período da Sepex cerca de 300 minicursos gratuitos em diversas áreas serão oferecidos em diferentes espaços da universidade. As inscrições foram abertas à comunidade e a maioria das vagas já foi preenchida.

Feira do Inventor
A UFSC realiza este ano a primeira edição, com exposição de 32 trabalhos de inventores independentes e da universidade. Os visitantes poderão votar e os melhores trabalhos julgados pela comunidade e também por um júri convidado serão premiados. O objetivo da feira, promovida pelo Departamento de Inovação Tecnológica, ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão, é disseminar ações de inovação tecnológica e reconhecer trabalhos desenvolvidos por inventores da UFSC, de outras instituições e independentes.

Inauguração do projetor digital do Planetário da UFSC
Na quarta, às 16 horas, dentro da programação da Sepex, a UFSC inaugura um novo equipamento de projeção em seu Planetário, o único de Santa Catarina. O novo equipamento possui uma lente “olho de peixe”, que distribui a projeção sobre a cúpula hemisférica do Planetário, o que oferece a quem assiste sensação de imersão na imagem. Conta também com um software especializado, com banco de dados sobre posições e luminosidade de estrelas, imagens de planetas, asteróides, galáxias, nebulosas, naves e satélites. Os objetos são programáveis e o sistema oferece vários recursos de animação e efeitos especiais.

Palestra Ano Internacional da Astronomia
O Universo é Finito? Esse é o tema que o professor Kepler de Oliveira, do Instituto de Física da UFRGS vai abordar em mais uma palestra na UFSC integrada à agenda do Ano Internacional da Astronomia. O encontro será realizado no dia 21 de outubro, integrado à Sepex, às 18h20min, no auditório Garapuvu, Centro de Cultura e Eventos.

Espetáculo As Luas de Galileu
Após a palestra agenda do Ano Internacional da Astronomia , às 20h30min, estréia a peça ´As Luas de Galileu`, no Teatro-Igrejinha da UFSC, com o Grupo Pesquisa Teatro Novo, do Departamento Artístico Cultura, Secretaria de Cultura e Arte da UFSC. A Cia. de Teatro Bambolina Andattina (Metateatro) conduz a trama com cenas da vida de Galileu, sua paixão pelo saber e o embate com a Inquisição. O espetáculo acontece dentro e fora do Teatro-Igreja, em meio ao público e em cinco espaços cênicos, fazendo uso da arquitetura original do prédio. A regência do coro vocal convidado é da maestrina Miriam Moritz. Assessoria do astrônomo Adolfo Stotz, do Grupo de Estudos em Astronomia. Roteiro e Direção de Carmen Fossari.

Honoris causa a Fritz Müller (in memorian)
Integrada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano tem como tema ´Ciência no Brasil`, a Universidade Federal de Santa Catarina fará no período uma homenagem ao naturalista Fritz Müller. Na quinta-feira, 22/10, no auditório da Reitoria, às 10h30min, concede, in memorian, o título de doutor honoris causa ao ´parceiro` de Charles Darwin no Brasil. Fritz Müller morou em Santa Catarina de 1852 até a sua morte, no ano de 1897, e a partir de seu trabalho concedeu ao evolucionismo provas factuais, colhidas em minuciosas observações e experimentações com crustáceos coletados no litoral de Santa Catarina, estudos posteriormente ampliados com outras espécies de invertebrados e plantas.

Mesa-redonda ´Fritz Müller – o parceiro de Darwin em Santa Catarina`
Será realizada no auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, a partir de 16 horas, na quinta-feira, 22/10. Participam Mario Cesar Cardoso de Pinna (Vice-Diretor do Museu de Zoologia da USP, falando sobre Darwin e a Teoria da Evolução); Luiz Fontes (Médico do IML de São Paulo, que abordará o suporte de Fritz Müller à Teoria da Evolução e seu legado naturalístico); Cezar Zillig (Médico neurocirurgião, autor de várias obras sobre Fritz Müller, que vai falar sobre episódios da vida de Fritz Müller e sua correspondência com Darwin) e Sueli Maria Vanzuita Petry (Diretora do Arquivo Histórico de Blumenau, com o tema tesouros do acervo Fritz Müller). O encontro prevê ainda a leitura de poesias escritas por Fritz Müller e o lançamento da tradução do livro Für Darwin, 1864, escrito por Fritz Müller.

Palestra Mês do Idoso
Na sexta-feira, 23/10, a UFSC recebe pra uma palestra aberta ao público o médico Renato Maia, chefe do Centro de Medicina do Idoso, do Centro de Referência para Doença de Alzheimer, do Hospital Universitário de Brasília. Ele é presidente da International Association of Gerontology and Geriatrics; autor das duas edições da obra ´Sinais e Sintomas em Geriatria`, adotadas em várias escolas de Medicina, e de ´Decida Você Como e Quanto Viver`. Sua palestra terá como tema ´Viver mais, viver melhor`, abordando alternativas comportamentais para viver mais com qualidade de vida. Será realizada no auditório Garapuvu, Centro de Cultura e Eventos, 14h30min.

Mostra Ver Ciência
É encaminhada a diversas universidades pela coordenação da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia 2009, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Nesta edição traz as sessões ´Cientistas brasileiros: um retrospecto`, com vídeos sobre César Lattes, Fritz Muller, Gilberto Freyre, Milton Santos, Sergio Buarque de Holanda e Paulo Freire, entre outros. Serão também exibidas as sessões ´Produção de C&T no Brasil: passado e presente`; ´Darwin: 150 anos de origem das espécies` e ´Ano Internacional da Astronomia`. Será realizada na estrutura da Sepex, na Praça da Cidadania

Planet.move – Mostra de filmes sobre meio ambiente e globalização
Vem ocorrendo em diferentes estados e chega a Florianópolis acompanhada de exposições e debates. Reúne produções contemporâneas para o cinema e a TV, com ênfase em temas ambientais e sociais, como mudança climática, globalização e seus impactos ecológicos, perda da biodiversidade, a agricultura e o problema do alimento no mundo. Será realizada em auditórios da Reitoria, Centro Sócio-Econômico, Feesc, Biotecnologia e Arquitetura e Urbanismo.

Mais informações sobre a Sepex: sepex@reitoria.ufsc.br / Fone: 48 3721-9915

Acompanhe a programação também no folder da Sepex

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img