24.7 C
fpolis
segunda-feira, abril 29, 2024
Cinesystem

Tempo de espera por consultas e exames especializados em Florianópolis é o menor da história

spot_img

Tempo de espera por consultas e exames especializados em Florianópolis é o menor da história

spot_imgspot_img

A agonia de muitas pessoas que tinham de esperar meses e até anos por consultas e exames especializados fornecidos pelo Sistema Único de Saúde em Florianópolis chegou ao fim. Em 16 especialidades médicas o tempo de espera por uma consulta não ultrapassa os 30 dias, comparável ao dos planos de saúde particulares. O mesmo acontece em relação a sete modalidades de exames. “Muito em breve esta quadro será ampliado e melhorado”, garante o secretário da Saúde da capital, João Candido da Silva, lembrando que em 2004 haviam mais de 80 mil usuários na fila de espera.

Entre as especialidades médicas em que o tempo de espera é inferior a 30 dias estão a cardiologia, infectologia, gastroenterologia, neurologia e ginecologia. Já entre os exames destacam-se o eletrocardiograma, exames de laboratório, radiografia e mamografia. Até mesmos exames mais complexos, como as tomografias computadorizadas, biopsias e litropsias são realizados no dentro do mês.

Os procedimentos estão sendo realizados por profissionais contratualizados utilizando a tabela SUS e através de chamada pública, não intervindo no dia a dia dos Centros de Saúde. O investimento total foi da ordem de três milhões de reais, e contou com a parceria do Governo de Santa Catarina. Para ter acesso à consultas e exames especializados o primeiro passo é o usuário se dirigir ao Centro de Saúde em que está inscrito para ser atendido pelo médico de família. É ele quem irá definir pela necessidade de encaminhamento a um especialista. Toda a chamada fila de espera é controlada pelo Sistema de Regulação, que leva em conta a ordem de entrada e a urgência avaliada pelo médico regulador.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img