19 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Tião Carvalho faz show inédito no Espaço Coisas de Maria João

spot_img

Tião Carvalho faz show inédito no Espaço Coisas de Maria João

spot_imgspot_img

No dia 20 de novembro, sábado, no fim da tarde, Tião Carvalho estará apresentando show inédito no Espaço Coisas de Maria João acompanhado dos músicos Noel Carvalho (percussão) e Guinha Ramires (violão).

Nascido no Maranhão e radicado em São Paulo, Tião traz para a sua obra tanto a presença de palco aprendida na experiência como ator e dançarino, quanto o conhecimento conseguido através de suas pesquisas musicais. E por essas “garimpagens”, as suas canções ganharam imensos elogios da imprensa e do público, além de desempenharem um trabalho muito importante. Com muita qualidade, elas resgatam e revitalizam não só as suas raízes, como a de tantos outros nordestinos que vieram tentar a sorte no sul do país.

Em reconhecimento ao importante trabalho social, cultural, artístico e educativo que desenvolve há anos na cidade de São Paulo, o maranhense de Cururupu Tião Carvalho recebeu, em 2004, o Título de Cidadão Paulistano, pela Câmara Municipal de São Paulo.

Em sua trajetória, Tião Carvalho realizou diversos espetáculos e oficinas de dança, música e teatro, no Brasil e no exterior, em países como Portugal, Alemanha, País de Gales, França, Estados Unidos, Suíça, Holanda e Bélgica. Além disso, já foi convidado para ministrar palestras sobre manifestações da cultura popular em escolas, universidades e eventos temáticos.

Desse modo, com a sabedoria de um mestre – integrador, inclusive e formando conjuntos onde quer que passe – Tião Carvalho vem construindo uma trajetória profissional na qual a cultura popular constitui eixo central, inspirando suas maneiras de criar, fazer arte e transmitir seu conhecimento.

SERVIÇO

Quando: 20 de novembro de 2010
Horário: 18h
Onde: Coisas de Maria João
Rod Gilson da Costa Xavier, 1172 ( Estrada Geral do Sambaqui)
Sambaqui, Floripa
Tel: 48 3232 6387


Sobre Tião Carvalho

Um dos grandes nomes de expressão da cultura popular brasileira, o maranhense Tião Carvalho, já se apresentou ao lado de grandes artistas como Vanessa da Mata, Zeca Baleiro, Cássia Eller, João do Vale, Sivuca, Hermeto Paschoal, Naná Vasconcelos, Dinho Nascimento, Barbatuques, Mawaca, Renato Anesi, Paulo Moura, Klauss Viana, Na Ozetti, …

Teve sua música “Nós”, gravada várias vezes nas vozes de Cássia Eller, Na Ozzetti e Simone.

Diretor e fundador do Grupo Cupuaçu, realiza a mais de dez anos no Morro do Querosene, São Paulo, as festas do Bumba-meu-boi, nascimento, batizado e morte do boi.

Participou de vários grupos musicais de grande importância na divulgação da MPB dançante como a Banda Mexe com Tudo e a Banda Mafuá.

Em 2006 lança o disco Tião Carvalho canta João do Vale com a patrocínio da Petrobrás através de edital de lei de incentivo.

Cantando a obra de João do Vale, Tião , apresenta no CD um repertório que mescla canções pouco conhecidas, como Baião de Viola, Os Óio de Anabela, Todos Cantam sua Terra; juntamente com as já consagradas Matuto Transviado (Coronel Antonio Bento), A Voz do Povo, Peba na Pimenta, Carcará (gravada no ritmo de Bumba meu Boi), entre outras.

No disco Tião Carvalho vem acompanhado por Renata Amaral (baixo), César Peixinho (percussão), Adriano Busko (bateria), Marquinho Mendonça (cordas), além de 29 músicos convidados, o disco contou ainda com as participações especiais de Zeca Baleiro, Trio Virgulino e Divina Batucada e direção musical de Rogério Rochlitz. No repertório a diversidade de ritmos que abrangem a carreira dos dois artistas, xotes, baiões, sambas, bumba – meu – boi, tambor de crioula…

Lançou seu primeiro Cd solo “Quando dorme Alcântara”, em 2002 produzido pelo Selo Pôr do Som, neste disco, Tião, equilibra os acentos regionais de sua música com a linguagem pop contemporânea, em uma contagiante diversidade de ritmos que viaja pelas raízes brasileiras, sambas de roda, reggae, toadas de boi, baiões… Participações especiais de Nana Vasconcelos, Dinho Nascimento, Bocato, Toninho Carrasqueira, Guello, Marcelo Pretto…

O trabalho foi selecionado para o prêmio Rumos da Música, promovido pelo Itaú Cultural e Tião foi selecionado para a realização do projeto Pixinguinha pela Funarte, onde se apresentou ao lado de outros artistas, em 10 estados brasileiros, além de fazer turnê por diversos países da Europa.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img