17.9 C
fpolis
quarta-feira, dezembro 8, 2021
cinesytem

Udesc inicia 3º Encontro dos Grupos de Pesquisa nesta terça-feira em Florianópolis

spot_imgspot_img

Udesc inicia 3º Encontro dos Grupos de Pesquisa nesta terça-feira em Florianópolis

spot_img

O 3º Encontro dos Grupos de Pesquisa da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) terá a primeira etapa nesta terça, 24, e nesta quarta-feira, 25, com apresentações de pesquisadores dos centros de Florianópolis, Balneário Camboriú e Laguna que foram contemplados pela Chamada Pública nº 6/2013 da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) no projeto PAP Externo.

O evento organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPPG), em parceria com a fundação, também mostrará os indicadores e os relatórios técnicos parciais dos grupos de pesquisa e promoverá o lançamento do Edital PAP/Fapesc 2014.

Programação

O encontro será aberto às 14h de terça-feira, no Plenarinho da Reitoria, na Capital, e contará com as presenças do reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa, do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Alexandre Amorim dos Reis, do presidente da Fapesc, Sérgio Luiz Gargioni, e do diretor de Pesquisa Científica, Tecnologia e Inovação da fundação, Sebastião Iberes Lopes Melo.

Conforme a programação, o evento seguirá com apresentações dos grupos de pesquisa dos centros de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), Educação a Distância (Cead), Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi) e Educação Superior da Região Sul (Ceres).
Na quarta-feira, será a vez dos centros de Artes (Ceart), Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) e Ciências Humanas e da Educação (Faed).

Outras unidades
O encontro terá prosseguimento em 23 e 24 de julho, em Joinville, com apresentações dos grupos de pesquisa dos centros de Ciências Tecnológicas (CCT), sediado no município, e Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), de Ibirama.

Em 29 e 30 de julho, o evento será finalizado em Lages, com a participação dos grupos dos centros de Ciências Agroveterinárias (CAV), que funciona na cidade, e Educação Superior do Oeste (CEO), presente em Chapecó, Palmitos e Pinhalzinho.
Sobre o PAP Externo
Realizado em parceria com a Fapesc, o projeto PAP Externo faz parte do Plano de Gestão 2012-2016 da Udesc e é inédito no Brasil, pois apenas os professores da instituição puderam receber as verbas de R$ 1,8 milhão, sendo R$ 900 mil da universidade e o mesmo valor da fundação.

O depósito dos recursos diretamente nas contas bancárias dos líderes dos grupos de pesquisa foi outra medida prevista por um projeto do plano de gestão da Udesc, o Dinheiro na Conta.

Na primeira edição do edital, de 2013, foram selecionados 98 grupos de pesquisa da universidade, divididos em três grupos: estruturados, em estruturação e em agrupamentos. Os recursos poderão ser utilizados até dezembro.
 

spot_img
spot_img