16.5 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

UFSC promove 71ª edição do Círculo de Leitura de Florianópolis nesta quarta-feira

spot_img

UFSC promove 71ª edição do Círculo de Leitura de Florianópolis nesta quarta-feira

spot_imgspot_img

O 71º Círculo de Leitura de Florianópolis ocorre nesta quarta-feira, 30, no Auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), às 18h30. O evento, com entrada gratuita é coordenado pelo Prof. Alcides Buss em parceria com a Biblioteca Universitária da UFSC. As informações são da Agecom. 

A professora Leonor Scliar é a convidada especial desta edição.

O evento será transmitido ao vivo pelo canal: http://tvled.egc.ufsc.br/aovivo/

Sobre a convidada especial

Leonor Scliar-Cabral nasceu em Porto Alegre (RS), é doutora em linguística pela Universidade de São Paulo (USP) e fez pós-doutorado na Universidade de Montreal. Em julho de 1991, em congresso realizado na Universidade de Toronto, foi eleita presidente da International Society of Applied Psycholinguistics (ISAPL). Reeleita para mais um mandato na Universidade de Bolonha/Cessena, é atualmente presidente de honra da entidade.

Publicou “Romances e canções sefarditas” (Athanor,1994), “Memórias de Sefarad, De senectute erotica” (Massao Ohno, 1998), “Poesia espanhola do século de ouro” (Letras Contemporâneas, 1998), “O outro, o mesmo” (tradução poética, In J. L. Borges, “Obra completa”, Globo, 1999), “Cruz e Sousa, o poeta do desterro” (versão poética para o francês com Marie-Hélène Torres das legendas do filme homônimo de Sylvio Back, Sete Letras, 2000).

Ultimamente, Leonor vem se dedicando à prevenção do analfabetismo funcional, com a proposta do método “Alfabetização: aprendizagem neuronial para as práticas sociais de leitura e escrita”. Outro livro recente é o “Guia prático de alfabetização”, baseado em “Princípios do sistema alfabético do português do Brasil” (Contexto, 2003). Com Carmem Rosa Caldas-Coulthard, publicou “Desvendando discursos: conceitos básicos” (EdUFSC, 2008). “Sagração do alfabeto” (Scortecci, 2009) foi finalista do Prêmio Jabuti, categoria poesia, em 2010, ano em que também organizou “Psycholinguistics Scientific and technological challenges” (EdiPUCRS).

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img