20.4 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

UFSC sobe seis posições em ranking internacional de universidades

spot_img

UFSC sobe seis posições em ranking internacional de universidades

spot_imgspot_img

Foi divulgado na última semana o ranking QS 2014 ( QS Quacquarelli Symonds University Rankings) das TOP 100 universidades do BRICS (bloco de países formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). A China obteve a 1ª e a 2ª posição ( Universidades de Tshingua e Pequim) ; a 3ª ficou com a Universidade Estadual de Lomossonov, da Rússia, e a Universidade de Capetown, da África do Sul obteve a 9ª posição, com a mesma pontuação da Unicamp, o que colocou o país pela primeira vez no ranking das TOP 10 do BRICS.A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi a 60ª – em 2013, havia ficado na posição 66. Entre as brasileiras, a UFSC é a 12ª colocada e a 7ª federal.

A Universidade de São Paulo (USP), que ficou na 7ª posição neste ano e na 8ª em 2013, e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – 9ª neste ano e 10ª em 2013 – são as duas universidades brasileiras situadas entre as TOP 10, dominado pela China com seis universidades. 

A posição no ranking é mensurada a partir de oito indicadores: reputação acadêmica, reputação no mercado de trabalho, número de alunos por professor, publicação por professor, citações por publicação, professores com doutorado, docentes estrangeiros e alunos estrangeiros. O QS-BRICS avalia mais de 400 universidades. 
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img