21.5 C
fpolis
quarta-feira, fevereiro 21, 2024

UFSC sedia Mostra Cavalcanti de filmes esta semana

spot_img

UFSC sedia Mostra Cavalcanti de filmes esta semana

spot_imgspot_img

A Mostra Cavalcanti, com exibição de onze filmes de Alberto Cavalcanti, ocorrerá entre esta segunda, 23, e sexta-feira, 27, no auditório Henrique da Silva Fontes do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A mostra é a primeira do projeto “Punctum: cinema e pensamento”, do Curso de Cinema da UFSC, que visa reunir trabalhos em torno de temas relativos aos filmes e publicá-los, junto com os debates gravados, na “Punctum”, revista do curso.

Essa primeira mostra foi motivada pelo interesse crescente de alunos e professores em resgatar e principalmente reler Alberto Cavalcanti, figura emblemática de paradoxos e preconceitos centrais à(s) história(s) do cinema.

Nascido no Rio de Janeiro em 1897, Cavalcanti esteve no centro de momentos cruciais, trabalhando como diretor (de 58 filmes), roteirista, cenógrafo, diretor de som, de arte, montador, desenhista de produção, figurinista, arquivista e ator.

Começou como assistente de L’Herbier em Paris, tornando-se em seguida nome central da vanguarda francesa dos anos 20 (“Rien que les heures” é exemplo disso e estará na Mostra). Nos anos 30 inicia, com John Grierson, no General Post Office Film Unit (GPO), a tradição do documentário inglês, hoje especialmente produtiva – “Coal Face” e “Night Mail”, do GPO, também serão exibidos.

Em 1949, único cineasta brasileiro com experiência internacional significativa, Cavalcanti volta ao Brasil a convite de Assis Chateaubriand e, trazendo técnicos da Europa, assume a direção artística da Companhia Vera Cruz.

Nos anos 50, depois de filmar “O canto do mar” (filme que abre a mostra), volta à Europa onde conhece Bertolt Brecht (e filma seu “Herr Puntila”, que estará na mostra) e Joris Ivens, trabalhando também, em vários países, com teatro e televisão. Morre em 1982 em Paris.

Confira a programação completa aqui. Mais informações pelo telefone (48) 3721-6543 e pelo site www.cinema.ufsc.br.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais