15.9 C
fpolis
terça-feira, agosto 9, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Últimos dias para jovens realizarem inscrição gratuita em curso do Instituto PROA que ajuda na conquista do primeiro emprego

spot_imgspot_img

Últimos dias para jovens realizarem inscrição gratuita em curso do Instituto PROA que ajuda na conquista do primeiro emprego

spot_imgspot_img

Prazo termina na próxima sexta-feira (29/07). ONG oferece 500 vagas para capacitação de pessoas residentes em todas as cidades do Estado com idades entre 17 e 22 anos. 

O período de inscrições para a segunda edição do curso de formação do Instituto PROA em Santa Catarina encerra na próxima sexta-feira, dia 29 de julho. As aulas estão previstas para iniciar em 1º de agosto. Nesta edição, serão oferecidas 500 vagas para jovens conquistarem seu primeiro emprego. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da ONG.

Online e gratuito, o curso, que acontecerá na Plataforma PROA, é destinado a jovens de 17 a 22 anos que estão cursando ou concluíram o 3º ano do Ensino Médio em escola pública e residem em qualquer cidade do Estado. Caso o jovem já tenha assinado a carteira de trabalho, mas esteja em busca de recolocação profissional, também poderá participar do processo seletivo. Ao fim do curso, os alunos estarão aptos a disputar vagas de posições de início de carreira e primeiro emprego em empresas parceiras do PROA.

A capacitação tem duração de três meses, com aulas gravadas de 1h30/dia, somando 7h30 semanais, que devem ser assistidas de segunda a sexta-feira, no horário que o aluno achar mais conveniente, além de um encontro semanal ao vivo com tutores em horários específicos. Os selecionados ganham material didático virtual, certificado de conclusão emitido pelo PROA.

“O curso do PROA foi essencial para o esclarecimento sobre o mercado de trabalho. Eu já o indiquei a muitos amigos para que eles também tenham a oportunidade de conquistar uma vaga de emprego”, afirma Jenifer Sodré do Nascimento Prado, 20 anos, moradora de Florianópolis e aluna da primeira edição da capacitação da ONG no Estado. 

Após finalizar as aulas, Jenifer foi encaminhada a uma vaga de jovem aprendiz na Studio Z Calçados. Ela comemora a oportunidade. “Estou muito feliz e realizada. Minha expectativa para o futuro é conquistar cada vez mais o meu espaço no mercado de trabalho.”

Outro ex-aluno da primeira turma catarinense que também conseguiu o seu lugar de destaque no mercado de trabalho foi Henrique César Inêz, 22 anos, morador de Joinville. “Amei fazer o curso, superou minhas expectativas, o que eu mais gostei foi ter aprendido sobre autoconhecimento e como colocar no papel os meus sonhos para torná-los realidade”.

Henrique foi encaminhado para a empresa Flvx Hidro – Metais sanitários e exerce a função de assistente de faturamento e expedição. Com o tão sonhado emprego garantido, suas expectativas atualmente não poderiam ser outras. “Eu almejo para o meu futuro um grande crescimento profissional e pessoal, com novas conquistas e realizações.” 

O processo de seleção para iniciar o curso inclui duas etapas: primeiro, os jovens respondem um teste básico de Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico, depois é realizada uma análise comportamental, por meio de áudio enviado no WhatsApp sobre o motivo de interesse no PROA e como as aulas impactarão o futuro do candidato.

Durante as aulas, por meio de aprendizagem ativa, os alunos ingressam em uma jornada sobre os temas: Autoconhecimento (20h), Planejamento de Carreira (20h), Projeto Profissional (20h), Raciocínio Lógico (20h) e Comunicação (20h).

“Participar da Plataforma PROA é uma oportunidade para que o jovem se torne protagonista de sua vida, mediante o aprendizado de conteúdos comportamentais, culturais e técnicos. A partir de uma ampla pesquisa com empresas de Santa Catarina e uma aproximação com o poder público de alguns municípios do Estado, entendemos quais são as competências necessárias para que os alunos estejam preparados para atender as reais demandas do mercado”, diz a catarinense Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA.

Instituto PROA – Fundado em 2007 por um grupo de empresários que compartilham o sonho de impulsionar jovens com poucas oportunidades a um futuro melhor, o PROA já formou mais de 9.500 pessoas e atua nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

Desde que passou a atuar no Estado, em dezembro de 2021, a ONG tem se dedicado a estreitar laços com cidades catarinenses para que mais jovens sejam beneficiados com o projeto que promove um desenvolvimento social mais sustentável e solidário. O Instituto já firmou parceria com representantes das prefeituras de Florianópolis, São José, Blumenau, Joinville, Itajaí, Gaspar e Lages. Dessa forma, o poder público também está envolvido na promoção de iniciativas do Instituto PROA.

Entre os parceiros da iniciativa privada, estão a catarinense BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, e mais de 80 empresas nacionais e internacionais.

SERVIÇO:

O quê: Oportunidade de primeiro emprego e recolocação de jovens no mercado de trabalho.

Quando: Inscrições no PROA até 29/07.

Inscrições: https://www.proa.org.br/plataforma-proa/

Mais informações: https://www.proa.org.br/

Crédito das Fotos: Guto Garrote / Divulgação

editor.deolhonailhahttps://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img

Leia mais