23.1 C
fpolis
terça-feira, abril 16, 2024
Cinesystem

Unimed Grande Florianópolis presente no Ironman 2011

spot_img

Unimed Grande Florianópolis presente no Ironman 2011

spot_imgspot_img

Pelo 11º ano consecutivo, a Cooperativa fará o atendimento médico na maior prova do triathlon nacional

Há mais de uma década, a Unimed Grande Florianópolis cuida da saúde dos participantes da seletiva brasileira do Ironman. No próximo domingo, dia 29, a cooperativa fará a assistência médica oficial da etapa nacional do Ironman, maior prova mundial de triathlon, que será realizada em Florianópolis, em Jurerê Internacional. Serão 2 mil atletas de 34 países, representando todos os continentes, brigando por uma das 50 vagas oferecidas pela competição para a classificação o mundial Ironman do Havaí 2011, além de US$ 75 mil dólares para os melhores profissionais. A largada será às 7h, e os competidores terão pela frente 3.8 km de natação, 180.2 km de ciclismo e 42.2 km de corrida.

De acordo com o médico Ari Rocha, diretor técnico do SOS Unimed, a prova é muito difícil e, portanto, resulta em um grande desgaste físico e emocional para os atletas. As câimbras, desidratação e dores musculares são os problemas mais frequentes nesta competição, que exige muita força e preparo físico.

Para amenizar este problema, o médico explica que o atleta deve ter, nos dias que precedem a competição, uma dieta equilibrada de carboidratos, gorduras e proteínas que deverá ser calculada de acordo com seu índice de massa corporal. “As câimbras podem ser amenizadas com bom treinamento físico e com ingestão adequada de água, cálcio e potássio”, completa ele.

No ano passado, dos mais de 1.650 inscritos no Ironman, mais de 400 triatletas foram atendidos pela Unimed, número que corresponde a quase 25% do total. Os casos mais comuns foram de dores musculares, câimbras, desidratação e hipotermia.

A estrutura – A Unimed vai montar equipes de atendimento em vários pontos da prova, mas terá um Ambulatório Central, montado em Jurerê Internacional, com macas, cobertores, mantas térmicas, medicamentos de emergência, soros e cilindros de oxigênio. No espaço também terá uma UTI com cardioversor e ventilador pulmonar, além de outros equipamentos importantes. A estrutura é importante e eficaz para eventos desse porte. Caso seja necessário, o atleta será encaminhado para o Núcleo de Atenção à Saúde (NAS) da Unimed Grande Florianópolis. Ao todo, são 9 ambulâncias e cerca de 80 profissionais envolvidos na atendimento da prova.

O Ironman Brasil 2011 é uma realização da Latin Sports e da Associação Brasileira de Esportes Endurance (ABEE), co-patrocínio de Asics, com apoio de Aquasphere, Citroen, Net, Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura de Santa Catarina (Fundesporte), Unimed Grande Florianópolis, Prefeitura Municipal de Florianópolis, Latin Eco, Fundação Municipal de Esportes (FME/Fpolis), TV Latin, Federação de Triathlon de Santa Catarina (Fetrisc).

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img