20.8 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Vereadores criam fórum parlamentar da região da Grande Florianópolis

spot_img

Vereadores criam fórum parlamentar da região da Grande Florianópolis

spot_imgspot_img

A criação do Fórum Parlamentar da Grande Florianópolis e a escolha de seu primeiro coordenador – o presidente da Câmara da Capital, Gean Loureiro -, o agendamento imediato de audiências com o governador Luiz Henrique da Silveira e com o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Jorginho Mello, e a realização da primeira reunião de trabalho, que deverá ser em São José, foram as deliberações tomadas de imediato no 1º Encontro de Presidentes de Câmaras de Vereadores da Região da Grande Florianópolis, realizado na tarde de hoje (17) no plenário do Legislativo da Capital. Compareceram, além do prefeito Dário Berger e do secretário de Desenvolvimento Regional, Walter Galina, 14 presidentes de câmaras dos 22 que foram convidados. Os ausentes se justificaram.

O presidente da Câmara de Florianópolis, Gean Loureiro, que teve a iniciativa do evento, já agendou os assuntos da próxima reunião, em março, na sede do Legislativo municipal de São José. As reuniões do fórum devem ser mensais e realizadas de forma itinerante, nos 22 municípios da região. A idéia é que, discutidos assuntos em pauta, sejam apresentadas propostas de solução, e imediatamente levadas aos respectivos executivos ou ao governo do Estado. Autoridades estaduais e federais podem ser convidadas a participar das reuniões. Para a próxima reunião serão convidados engenheiros do DNIT e os responsáveis pelas obras de duplicação da BR 101 no trecho sul catarinense, principalmente na região de Paulo Lopes, onde se encontram paralisadas.

Por sugestão dos participantes, os primeiros temas serão saúde, educação, transporte coletivo, segurança e saneamento básico. Os legisladores municipais se dispõem a discutir as realidades em cada município e, conforme o caso, buscar uma solução com participação dos demais e onde se apresentam os mesmos problemas.

O vereador Márcio de Souza, de Florianópolis, apresentou projeto, de sua autoria, que propõe a criação de empresas de consórcios de municípios (empresas porque há necessidade de administrar tal processo) não só na formulação de projetos em conjunto como na obtenção de recursos, principalmente no âmbito federal.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img