21.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Vídeo Andares é exibido no dia 02 de junho na Fundação Badesc

spot_img

Vídeo Andares é exibido no dia 02 de junho na Fundação Badesc

spot_imgspot_img

ANDARES, vídeo resultante do projeto de residência artística em exploração urbana realizado em Florianópolis durante o mês de março, é exibido na Fundação BADESC.

Em março de 2010 dez artistas de diferentes regiões de Santa Catarina foram selecionados para participar de uma Residência Artística no Edifício das Diretorias, marco da arquitetura modernista do estado e atual sede das secretarias de infraestrutura e transporte (DEINFRA, DETER e SIE). Financiado com recursos da FUNARTE, Andares foi uma das primeiras experiências de “residência artística”, prática comum em outros países, realizada em Florianópolis.

Durante aquela semana os participantes estiveram imersos num intenso processo criativo. Engajaram-se em debates teóricos, exercícios de estúdio, de composição e improvisação na cidade e no prédio, buscando discutir os paradigmas atuais da arte em espaços não tradicionais. O grupo observou, questionou e interferiu na arquitetura, usos, fluxos e invisibilidades do Edifício das Diretorias.

Dirigido por Loli Menezes e Bianca Scliar, o vídeo ANDARES é o resultado das pesquisas, investigações plásticas e apropriações espaço-temporais durante a residência, propondo a partir de alterações efêmeras, uma arqueologia possível deste lugar onde as cidades catarinenses são planejadas.

Após a exibição haverá um debate aberto que discutirá as estratégias utilizadas no processo de trabalho, onde serão discutidas questões referentes ao Projeto Andares, e às intervenções em espaços alternativos, tais como:

O que a arte permite articular nesses espaços? Qual o limite entre o público e os participantes? Qual a diferença entre ocupação e articulação? Como elaborar estratégias que engajem aqueles com treino e prática artística para o envolvimento nas questões pragmáticas da cidade? Como aprimorar o intercâmbio e colaborações entre artistas e os técnicos e profissionais de arquitetura e urbanismo? Porque envolver-se nestes contextos? Qual o papel do artista fora da galeria/ museu? Como as questões urbanas se inserem nas práticas artísticas hoje?

No blog do projeto www.projetoandares.blogspot.com podemos acompanhar os trabalhos do grupo e conhecer as obras e ideias dos artistas selecionados para a residência.

ANDARES

Um vídeo de:

Bianca Scliar Mancini & Loli Menezes
Dia 02 de junho

19h.

Fundação BADESC

Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro- Florianópolis – SC – Fone: (48) 3224-8846

Duração: 20 minutos

Com:

Angela Waltrick
Asdra Martin

Bianca Scliar Mancini

Cleístenes Grott
Bruno Bachmann
Fernando Weber

Joelson Bugila

Marina Baldini
Silmar Pereira
Suzana Sedrez

As coordenadoras

Bianca Scliar

Graduada em Artes Plásticas pela UDESC e com mestrado em Arte Pública e Estratégias Contemporâneas pela Bauhaus Universtiät, Alemanha. Em seu trabalho a artista interdisciplinar investiga fluxos urbanos, expansão do conceito de coreografia e utilização de objetos performáticos na cidade. Atualmente é doutoranda da Concordi University em Montreal, onde pesquisa intersecções entre urbanismo, dança e artes visuais em performance. É membro do Conselho Editorial de INFLEXIONS, A Journal for Research Creation, que fomenta a junção entre Filosofia e Arte Contemporânea.

Loli Menezes

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, cursou Cinema e Vídeo na Universidade do Sul de Santa Catarina.Trabalhou com diferentes formatos, super 8, 16mm, vídeo digital e analógico, 35mm, exercitando o olhar e experimentando diferentes texturas. Em 2005 fundou a Vinil Filmes, associação cultural com sede em Florianópolis. Diretora premiada dos curtas Ocorredor e Isto não é um filme. Atualmente se dedica também à produção de documentários e à experimentação de outras linguagens nas artes visuais, como videoarte e intervenções com performances.

INFORMAÇÕES:

(48) 91026153 – Loli Menezes

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img