18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Volta à Ilha: corrida mais admirada do Brasil completa 15 anos

spot_img

Volta à Ilha: corrida mais admirada do Brasil completa 15 anos

spot_imgspot_img

Tradicional prova em Florianópolis terá nova edição no dia 24 de abril

A corrida mais admirada do Brasil está completando 15 edições. No dia 24 de abril, 385 equipes tentarão completar o percurso de 150 quilômetros entre as praias, dunas e estradas de Florianópolis. A largada e chegada acontecerão no trapiche da Avenida Beira-Mar Norte. O primeiro pelotão sairá às 4h de sábado, enquanto os atletas de elite iniciarão o desafio a partir das 7h15min.

A história do Revezamento Volta à Ilha começou em 1996, com 220 corredores participando da largada. Em 2010, serão 3,5 mil participantes. Esses números, além de seis prêmios recebidos pela organização do evento, mostram o crescimento da prova a cada ano. E tudo começou com a vontade de mostrar que um esporte essencialmente solitário poderia ter um lado coletivo.

— Participei de uma prova de revezamento nos Estados Unidos em 1990 e 1991 e fiquei com uma pulga atrás da orelha: não havia nada parecido no Brasil — conta o professor Carlos Duarte, organizador da prova.
Algum tempo depois, ao passar pelo Pântano do Sul e por outras praias de Florianópolis, o professor percebeu que a cidade seria o lugar ideal para uma corrida longa de revezamento. No entanto, participar como atleta era muito diferente de organizar uma prova dessa magnitude.

— Foram dois anos conhecendo todos os detalhes da Ilha, mapeando estradas e trilhas e analisando a viabilidade — conta Duarte, em uma época em que aparelhos de medição por GPS não eram facilmente disponíveis. — Consegui mapear 155 km (atualmente são 150), privilegiando as paisagens mais bonitas de Florianópolis, para que as 22 equipes corressem admirando a natureza — relembra.

Com o passar dos anos, o Revezamento Volta à Ilha foi se profissionalizando e se tornando cada vez mais organizado e atrativo. As 22 equipes iniciais cresceram e agora já são 385. Os atletas profissionais hoje dividem as ruas e trilhas de Florianópolis com corredores que procuram a prova para se divertir, para curtir a natureza ou apenas para fazer amigos.

A Volta à Ilha é considerada por importantes revistas especializadas como a corrida mais admirada do Brasil. A Revista O2 premiou a Volta à Ilha com o troféu de “Evento de corrida mais admirado do Brasil” em 2007, 2008 e 2009. A Revista Men’s Health a elegeu em 2007 como a “Melhor Corrida do Brasil”. Os leitores da Revista Running Brasil consideraram o Revezamento Volta à Ilha o “Melhor Evento de Aventura” do país em 2006 e 2007.

Mais informações: http://www.voltailha.com.br/

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img