22.6 C
fpolis
segunda-feira, abril 29, 2024
Cinesystem

Indústria de bicicletas é o tema do Desafio Sebrae 2011

spot_img

Indústria de bicicletas é o tema do Desafio Sebrae 2011

spot_imgspot_img

Inscrições podem ser feitas até o dia 11 de maio

Indústria de bicicletas é o tema do Desafio Sebrae 2011, que está com as inscrições abertas em todo o Estado de Santa Catarina até o dia 11 de maio. Caracterizado como uma competição virtual que simula o dia a dia de uma empresa, o Desafio é considerado o maior jogo de negócios para estudantes do mundo. Durante mais de seis meses, universitários de todo o país, organizados em equipes, testam sua capacidade de administrar um negócio, tomar decisões e trabalhar em equipe.

Em 2010, participaram do jogo 5092 estudantes em Santa Catarina. Todo ano é escolhido um tema diferenciado, visando despertar o interesse dos participantes sobre as características de um determinado setor da economia. O gestor do programa do Sebrae/SC, Alcionei Rocha dos Santos, explica que o tema de 2011 foi escolhido porque bicicleta é um produto interessante do ponto de vista da ficção do jogo, mas também é um meio de transporte ambientalmente eficiente do ponto de vista do planeta e da vida. No decorrer do jogo, as equipes produzirão bicicletas de três diferentes categorias: transporte urbano, esporte e lazer. Cada categoria tem características específicas, determinadas pela funcionalidade e pelo desempenho determinados pelos diferentes contextos de uso.

O Desafio Sebrae tem por objetivo disseminar a cultura empreendedora para os universitários que buscam caminhos para o começo da vida profissional. O jogo é em sua essência um programa de capacitação que difunde conceitos de competitividade, ética e associativismo e desenvolve a capacidade gerencial em pequenos e médios negócios. “Gerenciar um fabricante virtual de bicicletas contribuirá para desenvolver conhecimentos de gestão e atitudes empreendedoras, mas evidencia também a preocupação com a sustentabilidade do negócio sem agredir o planeta e importância da promoção da inclusão social, fazer a diferença, conceitos e conhecimentos úteis aos universitários para atividades futuras”, salienta Alcionei.

Para participar é necessário ser estudante de curso de graduação em instituição de ensino superior credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), inclusive de Ensino a Distância, e estar com a matrícula ativa no 1º semestre de 2011.

Para participar é preciso montar uma equipe de no mínimo três e no máximo cinco estudantes. Os integrantes podem ser de cursos diferentes, mas todos devem ser do mesmo estado brasileiro. O jogo oferece certificado de participação de todas as fases do jogo, virtuais e presenciais.

O Desafio é promovido pelo Sebrae em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ).

PRÊMIOS

Os integrantes das equipes vencedoras em cada Estado recebem um troféu e a participação gratuita em um curso oferecido pelo Sebrae a uma viagem a Brasília para participar da fase semi-final. As universidades de origem dos participantes das equipes vencedoras estaduais também recebem um troféu. Da semifinal nacional participam 32 equipes representantes de todos os Estados Brasileiros. Os participantes das 8 equipes classificadas para fase final nacional recebem como prêmio um Ipad. Na final nacional, os participantes da equipe vencedora ganharão uma viagem de 10 dias para um centro de referência mundial em empreendedorismo.

COMO SE INSCREVER

Para se inscrever, a equipe deverá preencher e enviar ficha de inscrição pelo site www.desafio.sebrae.com.br. O pagamento da taxa deve ser efetuado através do site. O valor é de R$ 50,00 por equipe.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img