27.9 C
fpolis
terça-feira, abril 30, 2024
Cinesystem

Exposição ‘Nossos Rastros’ na Galeria do Restaurante Central

spot_img

Exposição ‘Nossos Rastros’ na Galeria do Restaurante Central

spot_imgspot_img

Baobah Estúdios de Autocriação abre exposição fotográfica “Nossos Rastros” na galeria do Restaurante Central em Florianópolis

O caminho do movimento é a obra. E seu registro é sensibilidade do foco. Na contramão dos resultados premeditados ou mesmo nas marcações pontuais do corpo, dança e fotografia revelam desenhos que formam outras frases expressivas. “Acabamos com a dependência do resultado final e sugerimos outra forma de olhar o movimento, sem as marcações. Mudamos o foco e encaramos o estado de dança no presente, momentos captados com a mesma liberdade vivenciada na ação”, explica Ana Luíza Ciscato, professora de dança e coordenadora do Estúdio Nossos Rastros do Baobah Estúdios de Autocriação.

O trabalho é registro do estúdio que une dança e fotografia e que leva o mesmo nome – “Nossos Rastros “- proposta de vivência do Baobah Estúdios de Autocriação. Joaquim Araújo é o responsável pela parte das imagens e estimula, ao lado de Ana, os participantes a experimentar a posição do “ver e ser visto”. “Trabalhamos os opostos das duas artes – fotografia e dança –, mas não priorizamos a técnica e sim o envolvimento. A fotografia traz o esforço da observação, já a dança do ser observado. Assim não caímos nos extremos pontuais, mas transitamos por um universo de possibilidades expressivas e visuais”, enfatiza o fotógrafo. As imagens que compõem a exposição nos dois restaurantes Central – localizados no Centro e Bocaiúva – são de autoria das duas primeiras turmas que passaram pelo estúdio. “Interagimos através dos movimentos, do ver e ser visto, da presença fluída e espontânea das pessoas. O registro é feito sem a obrigação de um congelamento, sem uma opinião visual definida. Os participantes também se expõem sem a preocupação da pose, somente pelo prazer do movimento”, esclarece Joaquim. A exposição “Nossos Rastros” é aberta ao público no horário de funcionamento – somente no almoço – do restaurante Central.

SERVIÇO

Exposição “Nossos Rastros”
Resturante Central – Rua Bocaiúva, 2180 – (48 3222-0089) e na Rua Vidal Ramos, 174 – (48 3222-9541) – Centro, Florianópolis.
Até 16 de janeiro
Coordenação: Ana Luiza Ciscato e Joaquim Araújo

PARTICIPANTES:

Ana Flávia Piovezana dos Santos
Cláudia Passos
Deisi Marchalek
Gabriel Sanches Figueira
Guilherme de Souza Franco
Isabela Sanches Figueira
Juliana Stringhini
Márcia Regina Pereira de Sousa
Maria Araújo
Maria Lúcia Laranjeira Vernet de Gonçalves
Mateus Cavenaghi
Neiva Ferri
Yone Araujo Teixeira

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img