Epagri/Ciram alerta para o risco de chuva forte em toda Santa Catarina

VariedadesEpagri/Ciram alerta para o risco de chuva forte em toda Santa Catarina

IRONMAN 70.3 Florianópolis: atletas da elite feminina falam sobre a primeira prova só de mulheres às vésperas da largada

Na coletiva deste sábado (17), em Jurerê Internacional, Djenyfer Arnold, Vittoria Lopes, Mikelle Coelho e as francesas Julie Iemmolo e Léa Riccoboni falaram sobre visibilidade e estratégia para a prova de domingo (18), que larga às 5h45.

Frio volta a SC com ciclone em alto-mar: mínima pode chegar a 0 °C na segunda e mar fica agitado no litoral

Defesa Civil prevê queda das temperaturas a partir de sábado (17), geada no Planalto Sul e no Meio-Oeste na segunda (19) e ondas de até 2,5 m em Florianópolis.

LIDE SC em São José: Décio da Silva, da WEG, detalha governança familiar e defende separar acionista e executivo

No encontro do LIDE Santa Catarina na Energiluz, nesta sexta-feira (16), o presidente do Conselho da WEG explicou como funciona a WPA e o conselho de família; painel reuniu Koerich, Docol, Ábaco, Herval, Nexti e Cota Real.

CODEPLAN inicia PPP de iluminação pública e cidades inteligentes para oito municípios do Planalto Norte

Reunião de abertura em Mafra, nesta sexta-feira (16), reuniu prefeitos, BRDE e o Consórcio Pontos de Luz; a previsão é de cerca de 18 meses até o leilão da concessão.

Compartilhe

A Epagri/Ciram e a Defesa Civil de Santa Catarina divulgaram um comunicado alertando para a previsão de chuva contínua e forte no Estado. Os acumulados devem superar o esperado para o mês inteiro, podendo ocorrer pontuais de 300mm ou mais, sobretudo no Planalto Sul e Litoral Sul, onde a chuva mais forte se estende até o sábado, com risco de alagamentos, inundações, enxurradas e deslizamentos.

Nesta quarta-feira, 25, ocorre chuva isolada em Santa Catarina, especialmente do Oeste ao Litoral Sul. A situação pode ser complicar entre a quinta e sexta-feira, com a formação de um ciclone extratropical próximo ao Litoral Sul de SC. Há previsão de chuva contínua e forte no Estado.

Nas regiões de divisa com Rio Grande do Sul (Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis), os volumes também serão significativos, com acumulados entre 150mm e 240mm. No Litoral Norte, Planalto Norte e Vale do Itajaí, os volumes devem ficar entre 90mm e 150mm, com melhora do tempo no decorrer do sábado.

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:

– Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

– Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.