Mais de 5 mil eleitores necessitam de atendimento especial em Santa Catarina

PolíticaMais de 5 mil eleitores necessitam de atendimento especial em Santa Catarina

IRONMAN 70.3 Florianópolis: atletas da elite feminina falam sobre a primeira prova só de mulheres às vésperas da largada

Na coletiva deste sábado (17), em Jurerê Internacional, Djenyfer Arnold, Vittoria Lopes, Mikelle Coelho e as francesas Julie Iemmolo e Léa Riccoboni falaram sobre visibilidade e estratégia para a prova de domingo (18), que larga às 5h45.

Frio volta a SC com ciclone em alto-mar: mínima pode chegar a 0 °C na segunda e mar fica agitado no litoral

Defesa Civil prevê queda das temperaturas a partir de sábado (17), geada no Planalto Sul e no Meio-Oeste na segunda (19) e ondas de até 2,5 m em Florianópolis.

LIDE SC em São José: Décio da Silva, da WEG, detalha governança familiar e defende separar acionista e executivo

No encontro do LIDE Santa Catarina na Energiluz, nesta sexta-feira (16), o presidente do Conselho da WEG explicou como funciona a WPA e o conselho de família; painel reuniu Koerich, Docol, Ábaco, Herval, Nexti e Cota Real.

CODEPLAN inicia PPP de iluminação pública e cidades inteligentes para oito municípios do Planalto Norte

Reunião de abertura em Mafra, nesta sexta-feira (16), reuniu prefeitos, BRDE e o Consórcio Pontos de Luz; a previsão é de cerca de 18 meses até o leilão da concessão.

Compartilhe

Em Santa Catarina, a Justiça Eleitoral tem o registro de 5.091 eleitores com deficiência e, diante disso, trabalhou, na medida do possível, para promover o acesso amplo e irrestrito, com segurança e autonomia desses eleitores ao processo eleitoral. As informações são da Assessoria de Imprensa do TER-SC.

Os procedimentos que devem ser adotados para atender da melhor forma esse público especial estão previstos na Resolução TSE n. 21.008, aprovada em 2002. O texto determina que os locais de votação para os deficientes tenham fácil acesso, com estacionamento próximo e instalações que atendam às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Como a Justiça Eleitoral requisita prédios de órgãos públicos, as providências para adaptação desses locais são de responsabilidade das entidades mantenedoras. Mesmo assim, há um esforço grande para proporcionar as melhores condições possíveis de acesso a todos os eleitores.

Prazo para informar

Os eleitores que necessitam de atendimento especial em decorrência de alguma deficiência ou mobilidade reduzida tiveram prazo para informar à Justiça Eleitoral que precisavam de um local adaptado para votar. Segundo estabelecido no calendário eleitoral, o prazo terminou no dia 7 de maio.