Prefeitura de Florianópolis se manifesta sobre aumento no valor das obras do Mercado Público

GeralPrefeitura de Florianópolis se manifesta sobre aumento no valor das obras do...

IRONMAN 70.3 Florianópolis: atletas da elite feminina falam sobre a primeira prova só de mulheres às vésperas da largada

Na coletiva deste sábado (17), em Jurerê Internacional, Djenyfer Arnold, Vittoria Lopes, Mikelle Coelho e as francesas Julie Iemmolo e Léa Riccoboni falaram sobre visibilidade e estratégia para a prova de domingo (18), que larga às 5h45.

Frio volta a SC com ciclone em alto-mar: mínima pode chegar a 0 °C na segunda e mar fica agitado no litoral

Defesa Civil prevê queda das temperaturas a partir de sábado (17), geada no Planalto Sul e no Meio-Oeste na segunda (19) e ondas de até 2,5 m em Florianópolis.

LIDE SC em São José: Décio da Silva, da WEG, detalha governança familiar e defende separar acionista e executivo

No encontro do LIDE Santa Catarina na Energiluz, nesta sexta-feira (16), o presidente do Conselho da WEG explicou como funciona a WPA e o conselho de família; painel reuniu Koerich, Docol, Ábaco, Herval, Nexti e Cota Real.

CODEPLAN inicia PPP de iluminação pública e cidades inteligentes para oito municípios do Planalto Norte

Reunião de abertura em Mafra, nesta sexta-feira (16), reuniu prefeitos, BRDE e o Consórcio Pontos de Luz; a previsão é de cerca de 18 meses até o leilão da concessão.

Compartilhe

 O secretário municipal de Obras de Florianópolis em exercício, Américo Pescador, justificou na tarde desta segunda-feira, 15, a necessidade de a Prefeitura e a empresa responsável pelas obras de restauração da Ala Sul do Mercado Público assinarem aditivo no valor de R$ 1.921.488,42. As informações são da Secretaria de Comunicação do Executivo Municipal. 

“Se isto não fosse feito, nenhum engenheiro assumiria a responsabilidade sobre a condução dos trabalhos, pois o Mercado não teria segurança para manter a funcionalidade no decorrer do tempo”, explicou o secretário.

O contrato inicial firmado entre a administração municipal, por meio da Secretaria de Obras, e a JK Engenharia de Obras levou em conta, segundo ele, projeto de restauro elaborado antes da desocupação desta ala do Mercado. E, após a saída dos comerciantes e início das escavações e rompimentos do piso e das paredes que dividiam os boxes, foi constatado que as fundações e colunas eram insuficientes e apresentavam problemas de corrosão em toda a extensão da ala.

De acordo com Américo Pescador, a parte estrutural da edificação foi sofrendo alterações com as várias reformas do local, mas também há problemas que remetem à época da construção. Em razão disso, foi feito novo projeto estrutural prevendo fundações superficiais em radier, uma espécie de laje feita de concreto e aço que será colocada sobre o solo desta área do Mercado Público. Tecnicamente, o radier servirá tanto para sustentar as colunas quanto as novas paredes divisórias dos boxes e seus equipamentos.

O aditivo assinado na última sexta-feira, 12, e publicado no Diário Oficial do Município desta segunda inclui a restauração das duas pontes que ligam as alas Norte e Sul do Mercado Público.

Custos e prazos

Ainda conforme informações prestadas por Américo Pescador, a nova estrutura e as melhorias nas duas ligações perfazem o maior impacto dos custos do aditivo. No mais, são adequações do tipo de portas e fechaduras que precisam considerar os aspectos históricos, entre outras.

Já a previsão é a de que os boxes da Ala Sul sejam entregues aos respectivos concessionários para montagem de seus negócios em março do ano que vem. E que, já em abril, a ala seja aberta ao público.