2º Festival Escola Aberta para a Comunidade

Educação2º Festival Escola Aberta para a Comunidade

IRONMAN 70.3 Florianópolis: atletas da elite feminina falam sobre a primeira prova só de mulheres às vésperas da largada

Na coletiva deste sábado (17), em Jurerê Internacional, Djenyfer Arnold, Vittoria Lopes, Mikelle Coelho e as francesas Julie Iemmolo e Léa Riccoboni falaram sobre visibilidade e estratégia para a prova de domingo (18), que larga às 5h45.

Frio volta a SC com ciclone em alto-mar: mínima pode chegar a 0 °C na segunda e mar fica agitado no litoral

Defesa Civil prevê queda das temperaturas a partir de sábado (17), geada no Planalto Sul e no Meio-Oeste na segunda (19) e ondas de até 2,5 m em Florianópolis.

LIDE SC em São José: Décio da Silva, da WEG, detalha governança familiar e defende separar acionista e executivo

No encontro do LIDE Santa Catarina na Energiluz, nesta sexta-feira (16), o presidente do Conselho da WEG explicou como funciona a WPA e o conselho de família; painel reuniu Koerich, Docol, Ábaco, Herval, Nexti e Cota Real.

CODEPLAN inicia PPP de iluminação pública e cidades inteligentes para oito municípios do Planalto Norte

Reunião de abertura em Mafra, nesta sexta-feira (16), reuniu prefeitos, BRDE e o Consórcio Pontos de Luz; a previsão é de cerca de 18 meses até o leilão da concessão.

Compartilhe

O 2º Festival Escola Aberta para a Cidadania: Educação, Inclusão e Cidadania será realizado no próximo sábado, dia 28 de novembro, das 9h às 12h, na Escola Básica Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, no Campeche. O projeto irá reunir 13 Unidades Educativas.

Na abertura do evento, destinado a comunidade em geral, será realizado um desfile do Boi-de-Mamão, que percorrerá o trajeto da escola até a praia do Campeche. O Festival mostrará os projetos da SME e dos seus parceiros e o público presente terá a oportunidade de participar de diversas atividades. Haverá Oficinas de Fuxico, Circo, Culinária, Biscuit, Reciclagem, Fauna Marinha, Cerâmica com Torno, de Grafite, Quik Massagem, Corte de Cabelo, Pintura Corporal e distribuição de balões, entre outras atrações, todas com o intuito de trazer benefícios à comunidade.

A Oficina de Culinária, com Angélica Magalhães, oferece 50 vagas e será realizada das 9h às 11h. Para participar desta Oficina e da palestra “Uso de Drogas”, ministrada pelos professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Alberto Groisman, Fernando Luiz Salgado e Luciana Fernandes da Silva, os interessados devem se inscrever antecipadamente na secretaria da Escola B.M Brigadeiro Gomes ou pelo telefone 32374780. Para as outras atividades a inscrição deverá ser feita na hora.

Durante o Festival Escola Aberta também haverá orientação odontológica e distribuição de kits de limpeza bucal pelo projeto “Brasil Sorrindo”, que tem por objetivo a prevenção da cárie dentária. Utilizando uma unidade móvel odontológica, o Odontomóvel, os profissionais executam procedimentos básicos da odontologia, restaurações, extrações e tratamentos gengivais, além de aplicação de flúor.

A Pastoral do Migrante da Catedral irá participar informando aos participantes sobre a Anistia concedida pelo Governo a todos os imigrantes ilegais que entraram no Brasil até fevereiro de 2009 e qual a documentação necessária para a Carteira de Identidade de Estrangeiro.
Entre os convidados para o Festival estão o SESC, COMCAP, Aeronáutica, ACIF, FLORAM, CASAN, CEFID/UDESC, CELESC, ESAG Jr., Bombeiros, Fundação Municipal de Esportes, Fundação Catarinense de Esportes, Guarda Municipal, Balcão da Cidadania, Eletrosul, Casa Brasil, CUFA, MOVER/UFSC, Conexões/UFSC, Escoteiros de Santa Catarina, Federação Catarinense de Skate, Escola de Cabeleireiros Maria Bueno, Cia. do Bambu, 63º Batalha de Infantaria, 3ª Companhia de Polícia Militar e SETUF.

Sobre o Projeto

O Projeto Escola Aberta coloca a disposição da população as instalações e equipamentos das escolas municipais nos finais de semana, feriados e férias. Atualmente 13 unidades educativas participam do projeto que permite que alunos, pais e vizinhos possam usufruir no mesmo local de atividades esportivas, culturais, de inclusão digital, meio ambiente e capacitação profissional.

Cada unidade decide se vai aderir ou não ao projeto, assim como é responsável pela definição de quais oficinas serão desenvolvidas no bairro.