21.8 C
fpolis
terça-feira, abril 30, 2024
Cinesystem

Músicos de Florianópolis partem para turnê na Europa

spot_img

Músicos de Florianópolis partem para turnê na Europa

spot_imgspot_img

Projeto Somato

Músicos manezinhos juntaram seus polegares para fazer uma mistura de estilos que agrega solos de guitarra a acordes de violão, e a classe de um violoncelo às batidas de cajón.

A banda nasceu nos corredores da Universidade Federal de Santa Catarina, com aquele jeitinho despretensioso de extrapolar a vontade de criar, de fazer pulsar a arte da alma. Totalmente avesso à glória de ídolos, o caminho deste grupo foi traçado pelo doce prazer de suas somas. Somato, uma combinação de aptidões, ritmos, de habilidades nas pontas dos dedos.

Lá por 2009 – Gloria Goulart, Claudio Garcia, Mariel Maciel, Thiago Gasparino e Bruno Andrade por alguma obra do acaso – ou nem tanto, se encontraram. Todos com uma grande qualidade em comum, a música. Mas universitário, sabe bem como é, leva a vida na boa, deve ser por isso que após uns anos bate aquele sentimento nostálgico em todo mundo. E foi nesta vibe, que numa certa noite, o encontro do quinteto se tornou irreversível, e assim estava formado o Somato.

O nome da banda, motivo de curiosidade para muitos, tem dois significados. “Buscávamos um nome com uma sonoridade interessante e internacional após várias propostas, decidimos Somato porque é uma palavra de origem grega que quer dizer corpo/ soma e passa a idéia de algo integrado, uma coisa só, mas que é composta de partes imprescindíveis. A outra é simples e pura quando separadas uma da outra, Soma e Ato”, explica Glória.

Uma das particularidades do quinteto é a ausência de bateria. Porém, quando se ouve as melodiosas canções, percebe-se que tudo está correto e que nada falta por ali, até mesmo de um instrumento mais pesado. Todos cantam e tocam ao mesmo tempo. Assim, o time é definido desta forma: Glória (voz, teclado e escaleta), Cláudio (voz e violão), Bruno (guitarra e voz), Mariel (cajón, percussão e voz) e Thiago (violoncelo e voz).

A primeira apresentação do grupo não poderia ser mais poética e marcante. Aconteceu no aniversário de 50 anos da Revolução Cubana, na abertura do show de Dante Lesdema, após duas semanas de ensaios exaustivos. De lá pra cá, a Somato, não parou mais. Foram vários shows por todos os cantos da Ilha, sempre mesclando e brincando com gêneros musicais, do Blues ao Rock, da Música Popular Brasileira a Musica Francesa.

EUROTRIP MUSICAL

Depois de um verão repleto de shows, a Somato, parte dia 23 para a Europa. Por lá realizará uma série de shows, com pontapé inicial na cidade de Lila, no norte da França. A turnê intitulada “Em Busca da Esquina-Metade” visitará países como Alemanha, Bélgica e Holanda, além de outros que serão marcados pelo caminho. E a cada quebrada que eles tocarem, por lá se vão ouvir todas as cinco canções do EP (disco), Esquina-Metade, que foi produzido especialmente para a divulgação no Velho Continente.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img