22.2 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

4ª edição do Varal da Trajano ocorre neste sábado

spot_img

4ª edição do Varal da Trajano ocorre neste sábado

spot_imgspot_img

O 4º Varal da Trajano, com exposição fotográfica "Instantâneos", do jornalista Jairo Cardoso, ocorre neste sábado, 1º de agosto, das 9h às 14h na Rua Trajano, no Centro de Florianópolis.

Personagens solitários, absorvidos pela paisagem arquitetônica ou por cenários do litoral de Florianópolis compõem a mostra. As fotos revelam um caráter lírico, de personagens anônimos, compenetrados em si mesmos e alheios ao fotógrafo.

O elemento humano está presente em todas as fotografias, realizadas entre 2013 e 2015, com a perspectiva jornalística de documentação do cotidiano, mas com uma captação silenciosa e oculta, em que os personagens aparecem inteiros, num movimento natural e sem o disfarce da pose.

“O que faço, ou procuro fazer, é fotojornalismo, de retrato das ruas, ou, para ser mais específico, de retrato das ruas de uma época. A fotografia, para mim, nunca se separou do jornalismo, que foi minha segunda formação. E não se pode falar de fotojornalismo sem citar Henri Cartier-Bresson, que é realmente minha referência”, diz Cardoso.

Jairo é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Fotografa desde a juventude, mas na faculdade passou a dar mais dedicação à imagem. Realizou a exposição "Andanças", no Café Sorrentino, com fotografias de cidades europeias e sul-americanas.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img