18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Alemães estudam em Florianópolis através do curso inédito “Udesc para Estrangeiros”

spot_img

Alemães estudam em Florianópolis através do curso inédito “Udesc para Estrangeiros”

spot_imgspot_img

Nove estudantes de Administração da Universidade de Windau, na Alemanha, estão estudando na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), através do curso inédito “Udesc para Estrangeiros”, que faz parte da Mobilidade Acadêmica da universidade – acordos de cooperação entre Instituições de Ensino Superior na qual cada instituição recebe e envia acadêmicos com os mesmos direitos e obrigações.

Até o fim de maio, os estudantes que frequentam aulas no Centro de Ciências e Administração e Socioeconômicas (Esag/Udesc), no Itacorubi, em Florianópolis, farão cinco disciplinas: de Inglês, Português e Espanhol voltados para Negócios; de Geografia Social Brasileira; e de Empreendedorismo Internacional, que será ministrada pela professora Mariane Hoeltgebaum (que domina as línguas alemã e inglesa), é da Universidade de Blumenau (Furb), e também é professora visitante do Mestrado em Administração da Esag.

“A primeira edição do curso está recebendo essas disciplinas para facilitar o acesso dos estudantes estrangeiros, mas para o próximo ano as disciplinas terão outro enfoque”, afirma a diretora em exercício da Esag, Simone Feuerschütte. Após os três meses em sala de aula, os alunos farão estágios, por mais três meses, em empresas de origem alemã instaladas no Brasil, como a Volvo, a Volkswagen e a Bosch.

A parceria com a universidade alemã envolveu três Centros da Udesc. “Os alunos tiveram aulas de Português, antes de chegarem ao Brasil, através do Centro de Educação a Distância (Cead), e estão tendo aulas com professores da Esag e da Faed”, comenta o diretor de Ensino de Graduação da Esag, Arnaldo Lima. O diretor também afirma que já existe uma aluna da Udesc estudando na Universidade de Windau, na Alemanha.

Prome até quarta-feira (16)

As inscrições para o Programa de Mobilidade Estudantil (Prome) da universidade, que oferece dez bolsas – uma para cada Centro – para alunos estudarem em universidades estrangeiras, vão até esta quarta-feira (16) e devem ser feitas nas Direções de Ensino dos Centros da Udesc. Cada unidade da Udesc estabelece seus próprios métodos de seleção para ganhar a bolsa e indicam um aluno. É importante que o aluno busque informações na Diretoria de Ensino do seu Centro, onde também deverá entregar toda documentação para concorrer a uma bolsa do Prome.

O Prome oferece bolsas de estudos, transporte e auxílio-manutenção para a realização de disciplinas da matriz curricular de cursos ou estágios em instituições conveniadas.

As bolsas distribuídas em todos os Centros da Udesc contemplam passagens internacionais, ajuda de custo equivalente a seis parcelas de 600 euros ou dólares americanos, sendo uma parcela por mês por participante, contemplando dez auxílios de bolsas de estudos.

Fundação Universidade do Estado de SC

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img