18.9 C
fpolis
quinta-feira, dezembro 2, 2021
cinesytem

Anunciada a criação de Comitê Temático de Planejamento da Grande Florianópolis

spot_imgspot_img

Anunciada a criação de Comitê Temático de Planejamento da Grande Florianópolis

spot_img

A criação do Comitê Temático de Planejamento da Grande Florianópolis através da Secretaria de Desenvolvimento Regional e a elaboração de um documento com argumentos técnicos e políticos para o fortalecimento do IPUF foram os principais destaques do encontro de quarta-feira (31/08) do Fórum Criatividade e Imagem da Cidade. A oficina intitulada “Reflexão Sobre as Perspectivas de Futuro do IPUF no Contexto de Planejamento Urbano Regional” contou com a participação de cerca de 50 representantes de 35 entidades, no auditório do CDL Florianópolis, e condução metodológica de Dulce Magalhães.

O encontro teve a presença do secretário de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Renato Hinnig, que assumiu o compromisso de já na próxima semana instituir o Comitê Temático de Planejamento da Grande Florianópolis. O papel deste Comitê, formado por representantes de entidades não-governamentais, prefeituras, câmaras de vereadores e governo do Estado será o de “formatar políticas públicas, analisar projetos e levar argumentos técnicos para o Conselho de Desenvolvimento Regional”, explica Hinnig.

O diretor do IPUF, Francisco Pereira, representando o superintendente do órgão municipal (afastado por razões de saúde), declarou que está sendo preparado um projeto de reestruturação do Instituto, mas, parou este projeto para aguardar os resultados da Oficina do Fórum. Após o debate de quarta-feira, as prioridades para o fortalecimento e reestruturação do IPUF foram listadas pelos participantes. Agora estas conclusões da Oficina serão trabalhadas por uma equipe de voluntários para desenvolver argumentos técnicos e políticos a fim de convencer os gestores municipais da importância do Planejamento Urbano, “para trabalhar em cima e transformar em realidade”, como explicou Dulce Magalhães.

Segundo a diretora da Câmara de Desenvolvimento Urbano da FloripAmanhã, Anita Pires, “não é possível fazer planejamento urbano em Florianópolis sem uma visão regional, e nosso desafio agora é convencer os gestores municipais dessa importância para fortalecer o Comitê Temático e fomentar a integração regional na área”.

Mostrar miniaturas

O Fórum Criatividade e Imagem da Cidade é uma iniciativa da FloripAmanhã com atuação conjunta da CDL Florianópolis (Câmara dos Dirigentes Lojistas) na Coordenação Geral e com a participação de outras nove entidades no Grupo Gestor: ACIF (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis), UFSC, Unisul, CREA-SC, Sindarq-SC (Sindicato dos Arquitetos de Santa Catarina), IPUF (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis), Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, AsBEA (Associação dos Escritórios de Agricultura) e IAB/SC (Instituto dos Arquitetos do Brasil).

spot_img
spot_img