17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Balanço do SPC SC aponta os prejuízos do comércio estadual com as chuvas de setembro

spot_img

Balanço do SPC SC aponta os prejuízos do comércio estadual com as chuvas de setembro

spot_imgspot_img

Paralisação dos Correios também contribuiu para o aumento da inadimplência

As fortes chuvas que afetaram dezenas de municípios catarinenses no mês de setembro impactaram diretamente nos resultados do comércio estadual. O volume de consultas ao banco de dados do Serviço de Proteção ao Crédito de Santa Catarina (SPC/SC) no mês passado caiu 3,08% em relação ao mesmo período de 2010. O balanço divulgado pela Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL SC) reflete as intenções de compras a prazo. Segundo Sergio Medeiros, presidente da entidade, a enchente que atingiu o Vale do Itajaí foi o principal motivo para a queda. “Por ter afetado um importante polo econômico, as cheias tiveram um peso importante no balanço do setor comercial do estado”, evidencia.

Outro número divulgado pela FCDL SC foi a inadimplência entre os catarinenses. Pelo segundo mês consecutivo foi registrada uma leve alta, passando dos 2,86% em agosto para 2,97% em setembro. Para Medeiros, este resultado se deve também à greve dos funcionários dos Correios. “Além da inadimplência entre a população que sofreu com as chuvas, também consideramos que muitas pessoas não receberam boletos e correspondências de cobranças por causa da paralisação dos Correios e por isso deixaram de pagar”, enfatiza.

Apesar dos registros negativos, o presidente da Federação acredita que outubro e os próximos meses serão de retomada das vendas. “Com a liberação do FGTS para os cidadãos que tiveram prejuízos com a enchente e a concretização do apoio prometido pelo governo federal aos municípios afetados, temos confiança de que os três últimos meses do ano serão bons para o comércio em geral”, ressalta Medeiros. O Dia das Crianças e o Natal são as principais apostas dos comerciantes catarinenses para fechar o ano em alta.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img