21.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Brasil Top Secret Science & Math ensina matemática e ciências brincando

spot_img

Brasil Top Secret Science & Math ensina matemática e ciências brincando

spot_imgspot_img

A sede da empresa no País fica em Florianópolis.

Quem nunca sofreu para entender os complexos conceitos apresentados nas aulas de matemática e física que atire a primeira pedra. A boa notícia é que há meios lúdicos de aprender sobre a mecânica dos fluidos, os movimentos do ar, a mistura de elementos químicos e outras questões de ciências e matemática. Essa é a proposta da Top Secret Science & Math, empresa que já é sucesso consolidado nos Estados Unidos, está presente em 15 países e chega agora ao Brasil.

A proposta da Brasil Top Secret é simples. Crianças de 4 a 12 anos brincam de fazer experiências mirabolantes (“abrir um furo” na mão usando apenas uma luneta de papel, criar um vulcão em uma garrafa PET) e, com auxílio de monitores treinados especialmente para isso, aprendem conceitos de física, geografia e matemática, entre outras disciplinas. No fim de uma hora de brincadeira, ainda levam para casa experiências que podem ser feitas com os pais para continuar aprendendo e se divertindo.

Em formato interativo – os monitores fazem experiências junto com as crianças -, as apresentações da Top Secret duram aproximadamente uma hora e podem ser feitas em festas infantis ou em salas de aula. Nos Estados Unidos, por exemplo, mais de 12 milhões de crianças já fizeram experiências com monitores da empresa, criada em 1995 como um braço do Centro de Ciências de Massachusetts.

Lá, segundo avaliação feita em 2005 pela Fundação Nacional de Ciência, apenas 28% dos professores do ensino fundamental se consideravam capacitados a ensinar ciências. No Brasil também há deficiências a enfrentar. Em 2009 os brasileiros ocuparam, respectivamente, a 53º e a 57º posições na avaliação PISA de ciências e matemática. As provas são feitas em 65 países para verificar a situação educacional.

“Há três pontos fortes no ensino de ciências e matemática com uso de experimentações. A criança brinca e se diverte de forma inteligente. Com auxílio do lúdico, o que é aprendido fica mais fortemente fixado na memória. E o estímulo ao entendimento prático da matemática e da ciência pode ajudar os estudantes a tomar gosto por essas disciplinas, muitas vezes alvo de resistências”, diz o diretor da Brasil Top Secret Science & Math, Ernani Fajgenbaum.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img