Novo posto de informações começa a funcionar na SC-401, no Norte da Ilha, região que recebe 80% do fluxo de turistas que visitam a cidade durante o verão. Serviço é uma parceria entre ACIF, Polícia Rodoviária Estadual e Prefeitura Municipal
Será nesta quinta-feira (6/1), às 14h30min, a abertura oficial do novo Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado no antigo posto da Polícia Rodoviária Federal, na SC-401. O serviço é resultado de uma parceria entre a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), Polícia Rodoviária Estadual e a Prefeitura da Capital e chega para atender a região do Norte da Ilha, que recebe o maior fluxo de turistas durante a temporada.
Além de recuperar o imóvel, a ACIF será responsável pelo funcionamento do posto, disponibilizando funcionários para o atendimento o ano todo, sempre de terça a domingo das 9h às 22h. O CAT conta com oito colaboradores preparados para auxiliar o turista e oferece material de apoio como guias regionais, mapas, revistas, informativos, entre outros itens que podem servir como referência para quem chega à cidade. Também há material de divulgação e guias da Santur, Setur, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira de Hotéis (ABH) e dos Núcleos Gastronômico (Ingleses e Coqueiros) e Imobiliário da ACIF.
O CAT é o quarto posto de informações turísticas de Florianópolis. Hoje, há postos também no Terminal Rodoviário Rita Maria, no Centro, e na Lagoa da Conceição – um no Casarão do Centrinho e outro na regional da ACIF. Segundo o presidente da entidade, Doreni Caramori Júnior, havia uma forte demanda dos turistas que visitam as praias da região norte por mais informações sobre a cidade. “A iniciativa privada decidiu fazer a sua parte e contribuir para resolver um problema que tem origem na falta de investimentos do poder público”, diz.
Um dos objetivos do projeto é gerar indicadores que possibilitem um melhor planejamento das temporadas futuras. “Já está sendo criado um sistema de parceria com empresas privadas para a divulgação de outros serviços de interesse do turista como aluguel de carros, viagens e entretenimento, além de convênios com faculdades de Turismo para ampliar e melhorar cada vez mais o atendimento”, explica Marcelo Bohrer, Diretor da Regional Ingleses da ACIF.