21.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Começa na terça-feira o 1º Seminário sobre a Biodiversidade Vegetal Catarinense

spot_img

Começa na terça-feira o 1º Seminário sobre a Biodiversidade Vegetal Catarinense

spot_imgspot_img

Florianópolis (6/12/2010) – A Secretaria de Estado do Planejamento realizará, na terça (7) e quarta-feira (8), o 1º Seminário sobre a Biodiversidade Vegetal Catarinense, no auditório da Epagri, em Florianópolis. O evento integra as ações do Projeto Acorde – Ação Conjunta de Revitalização e Desenvolvimento – Plantas Nativas, e ocorre em parceria com as Secretarias de Estado da Educação, da Agricultura, de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Epagri, Fatma, Fapesc, e Udesc. Na opurtunidade, haverá a entrega do Prêmio “Valorização da Biodiversidade Catarinense 2010. Reportagens e publicações científicas sobre as plantas nativas de Santa Catarina serão premiadas na Categoria Roberto Miguel Klein. Já a recuperação e conservação de matas ciliares e nascentes adequam-se à Categoria Raulino Reitz. Reportagens e publicações científicas focadas na conservação da biodiversidade urbana e do paisagismo ecológico, concorrem na Categoria Burle Marx.

O Seminário vai abordar as ações relacionadas à conservação da biodiversidade vegetal no âmbito federal, estadual e em específico, no plano do Acorde Plantas Nativas. Também serão apresentados temas como Inventário Florestal, Espécies Ameaçadas, Herbários de Santa Catarina, Educação Ambiental, além de projetos sociais, produção de mudas nativas no Estado.

Os participantes terão a oportunidade de conhecer as experiências de outros projetos relacionados ao tema central, como o Projeto Piava, de recuperação de nascentes e matas ciliares na região de Itajaí, e o Projeto Microbacias, de manejo e conservação dos recursos naturais em equilíbrio com melhoria de renda e de qualidade de vida.

Como encerramento do Seminário, está prevista a realização de uma plenária, a fim de recolher sugestões dos participantes visando à elaboração de uma política estadual de biodiversidade. Ao fim do seminário, será entregue um certificado de participação, com carga horária de 13 horas.

O Projeto Acorde – Ação Conjunta de Revitalização e Desenvolvimento – Plantas Nativas foi lançado pela Secretaria do Planejamento em setembro de 2009, e busca a valorização da biodiversidade e da sustentabilidade ambiental por meio da reintrodução de plantas nativas em todo o Estado e de ações em educação ambiental nas escolas da Rede Pública Estadual. O grupo de trabalho do Acorde Plantas Nativas conseguiu, em outubro deste ano, firmar parceria com o Porto de Itajaí para o plantio de mudas na região, que está sendo pioneiro na implantação do projeto.

O ano de 2010 foi declarado pela ONU (Organização das Nações Unidas) o Ano Internacional da Biodiversidade com o propósito de aumentar a consciência pública sobre a importância da preservação da biodiversidade, por meio de ações locais, regionais e internacionais. O Ano Internacional da Biodiversidade tem como objetivo a reflexão sobre os esforços empreendidos, a celebração dos êxitos alcançados e o incentivo à tomada de medidas necessárias para a redução das perdas de biodiversidade.

Sensível a esse apelo, ao lançar o Projeto Acorde Plantas Nativas, mediante Decreto Estadual nº 2.634, de 21 de setembro de 2009, o Governo de Santa Catarina manifestou interesse em estabelecer uma política pública destinada a promover o estudo, o cultivo, o plantio e a valorização de plantas nativas no meio ambiente urbano e rural do Estado, como estratégia de conservação da biodiversidade.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img