18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Encontro de Bois em Florianópolis mostra diversidade cultural de Norte a Sul do Brasil

spot_img

Encontro de Bois em Florianópolis mostra diversidade cultural de Norte a Sul do Brasil

spot_imgspot_img

Evento promovido pela Fundação Franklin Cascaes reúne 26 grupos folclóricos de vários estados do Brasil para mostrar a diversidade de folguedos populares que têm o boi como temática

Florianópolis transforma-se esta semana no centro das manifestações folclóricas do boi-bumbá, bumba meu boi e boi de mamão, com a participação de 26 grupos folclóricos e parafolclóricos de quatro estados brasileiros no Encontro de Bois de Norte a Sul – Ano 2. Promovido pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), o evento iniciou nesta quarta-feira (15/12), às 18 horas, no Largo da Alfândega, tendo como convidados de abertura o Coral do Centro de Educação e Reabilitação dos Pais e Amigos dos Surdos de Joaçaba e Capinzal (SC), e a Cia Teatral Em Cena, de São João Batista (SC), com o espetáculo “Auto do Boi de Mamão” .

A agenda desta quarta-feira inclui ainda apresentação do Boi-Bumbá de Porto Velho (RO) e dos grupos de Boi de Mamão do Monte Verde e do Pantanal (SC). Além das performances artísticas que acontecem até sábado, o Encontro de Bois de Norte a Sul – Ano 2 também terá palestras, oficinas, lançamento de livro e mostra de artesanato inspirados nas brincadeiras de boi, assim como estandes de gastronomia oferecendo variados cardápios. O evento tem o patrocínio da Tractebel Energia S.A e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC).

Na quinta-feira, sobem ao palco o Boi Pintadinho de Santo Antônio de Pádua (RJ); o Bumba meu Boi de Encruzilhada do Sul (RS); e mais 11 grupos de boi de mamão da Grande Florianópolis (SC). Paralelamente às apresentações no palco haverá intervenções pelas ruas centrais da cidade às 11h30, com o grupo folclórico que costuma arrastar multidões no carnaval gaúcho. Além disso, serão realizadas duas apresentações especiais para crianças e adolescentes, sendo uma na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), no Itacorubi, às 10h; e a outra no Hospital Joana de Gusmão, na Agronômica, às 15h.

O Encontro de Bois de Norte a Sul tem como proposta divulgar as brincadeiras de boi que ocorrem no calendário cultural brasileiro, mostrando a diversidade cultural do país através de folguedos que têm o boi como temática. Este ano, o evento traz 800 “brincantes” (nome dado aos integrantes) integrando grupos de arrastão carnavalesco, e folguedos tradicionalmente ligados às festas de São João, representando os estados de Santa Catarina, Rondônia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Serviço:

O Quê: Encontro de Bois de Norte a Sul – Ano 2
De 15 a 18 de dezembro

Quando: quarta-feira (15/12) – 18h – Abertura oficial

Onde: Largo da Alfândega – Centro

Quanto: gratuito

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img