18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Família de Jorge Lacerda lança site em homenagem ao ex-governador

spot_img

Família de Jorge Lacerda lança site em homenagem ao ex-governador

spot_imgspot_img

Lançamento do portal (www.jorgelacerda.com.br) reuniu familiares, amigos e admiradores do ex-governador do Estado de Santa Catarina na noite de 14 de outubro, em Florianópolis.

No mês em que o ex-governador do Estado de Santa Catarina, Jorge Lacerda, morto tragicamente em um acidente aéreo, comemoraria o seu aniversário de 96 anos, sua família resgata a sua história e lança o site www.jorgelacerda.com.br. Uma homenagem póstuma a ele que foi considerado pelo povo um político iluminado, além de ter realizado em seu curto período de mandato, obras fundamentais para o Estado, como a construção da Sociedade Termelétrica de Capivari (Sotelca), hoje complexo Termelétrico Jorge Lacerda e o início das obras do Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis.

Produzido pela 9MM propaganda, o site que foi lançado oficialmente na noite de ontem, dia 14 de outubro, na Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), seis dias antes do aniversário de Lacerda, ele nasceu em 20 de outubro de 1914, traz um resumo da vida e obra de Jorge Lacerda, contado através de palavras, imagens, discursos, obras literárias e memórias de um homem que conseguiu ser a um só tempo forte e atuante na política, sem deixar a intelectualidade de lado.
O coquetel de lançamento teve início com a apresentação do premiado documentário “Memórias de Jorge Lacerda”, produzido por Roberto Lacerda Westrupp, um dos netos de Jorge Lacerda e foi o ponto alto da noite, emocionando diversos espectadores da platéia e, principalmente, as filhas de Jorge Lacerda, Zôe e Cristina que estavam presentes no evento.

Em seguida, foi a vez de Fernando Bastos, amigo pessoal de Jorge Lacerda, fazer o uso da palavra. Emocionado, o ex-deputado falou com muito carinho de seu amigo e o caracterizou como um homem bom, humilde que fez o melhor que podia por Santa Catarina. Aderbal Lacerda da Rosa, o Tico, também foi um dos que falaram com emoção do lançamento do portal e da história de vida de seu avô. “A intenção da nossa família é fazer com que todos possam ter acesso a um período muito importante da história de Santa Catarina, além de manter viva a memória deste grande homem que foi o meu avô”, explicou Aderbal Lacerda da Rosa. Ele ainda contou que sua avó, Kyrana Lacerda, sempre cultivou a memória do avô com fotos espalhadas pela casa e histórias que contava o tempo todo. “Ele sempre esteve tão presente em minha vida que é como se eu o tivesse conhecido”, comentou Aderbal Lacerda.

O presidente da ACIF, Doreni Caramori Junior e o diretor de relações governamentais, Bernardo Meyer também fizeram o uso da palavra durante o evento de lançamento do portal Jorge Lacerda e agradeceram a escolha da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif) para receber um evento deste porte, tão importante para a história do Estado de Santa Catarina. “Ficamos muito honrados em poder recepcionar em nossa casa os amigos, familiares e admiradores de Jorge Lacerda”, ressaltou o presidente da Acif. O diretor de relações governamentais, Bernardo Meyer destacou, ainda, que nos dias de hoje não só o Estado de Santa Catarina, mas todo o país carece de lideranças que atuem como Jorge Lacerda.

Campanha

Após o lançamento, a família Lacerda lança uma campanha para coletar fotos, gravações, cartas, entre outros objetos que tenham pertencido a Jorge Lacerda ou que ajudem a contar a história deste grande homem. Aqueles que tiverem algum material que possa contribuir com o acervo do ex-governador podem entrar em contato com a família Lacerda através do site, na seção “deixe uma mensagem”.

A campanha teve início depois que a senhora Iria Zimmermann entrou em contato com a família para entregar-lhes uma das peças do avião em que estava Jorge Lacerda, quando sofreu o acidente. A peça havia sido recolhida por Antônio Zimmermann, amigo do ex-governador, no local do acidente, em 1958, e ficou guardada por mais de 50 anos. Esta semana, a senhora Iria Zimmermann, esposa de Antônio Zimmermann, fez questão de devolver a lembrança à família. O contato foi feito através do site www.jorgelacerda.com.br.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img