19 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Florianópolis ganha três novos telecentros e lei que incentiva a inclusão digital

spot_img

Florianópolis ganha três novos telecentros e lei que incentiva a inclusão digital

spot_imgspot_img

Na comemoração da primeira Semana Municipal de Ciência e Tecnologia de Florianópolis, a Capital catarinense terá à disposição da população três novos telecentros voltados à inclusão digital. Além disso, nesta quarta-feira, dia 19, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável (SMCTDES) encaminhará para a Câmara de Vereadores projeto da Lei Municipal de Inovação, que contempla em artigo o incentivo à inclusão digital na cidade.

Os três novos espaços para inclusão digital serão lançados nesta semana. O Comitê para Democratização da Informática em Santa Catarina (CDI-SC), em parceria com a Prefeitura de Florianópolis, inaugura nesta quarta-feira, às 16h, o Telecentro Costa da Lagoa, que ficará localizado na Escola Municipal da Costa da Lagoa. O evento contará com a presença do prefeito Dário Elias Berger, o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Carlos Roberto De Rolt, além de autoridades e lideranças comunitárias.

Quinta, às 17h, o bairro Rio Vermelho ganha um centro de inclusão digital com a inauguração do Telecentro Associação União Norte, em parceria com a comunidade local. E sexta, dia 21, será o lançamento do Telecentro Aflodef, mantido pela Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos, que mudou de endereço e ampliou sua operação.

O CDI-SC mantém, com o apoio da Prefeitura, outros seis telecentros, chamados de CDI Internet Comunitária, localizados no Morro das Pedras, Jardim Atlântico, Prainha, Rio Tavares, Itacorubi e Canasvieiras. Em média 1300 pessoas fazem usos dos telecentros administrados pelo CDI-SC.

Entre os serviços mais utilizados nos espaços estão o acesso à internet, pesquisas escolares e acadêmicas, jogos educativos, informações de concurso, emprego e cadastro de currículos, cursos online, digitação, slides para apresentações, gravação de fotos e vídeos em CDs, serviços e ouvidoria da Prefeitura para o cidadão.

Segundo o presidente do CDI-SC, Heitor Blum S.Thiago, até 2012 os telecentros também passarão a oferecer oficinas de blog, preparação para o mercado de trabalho e webdesign. “Os telecentros são mecanismos de inclusão social pela inclusão digital, presentes em comunidades muitas vezes desprovidas de espaços como estes. Todos tem então a oportunidade de usufruir de recursos da tecnologia hoje indispensáveis para se comunicar, adquirir conhecimentos e exercer sua cidadania. Tudo isso feito com a assistência de profissionais monitores, só possível com o apoio da Prefeitura de Florianópolis”, explica S.Thiago.

Lei para incentivar inclusão digital

Dentro da programação da Semana de Ciência e Tecnologia de Florianópolis, a cidade ganhará uma Lei Municipal de Inovação, com o objetivo de incentivar o processo de inovação nas empresas instaladas no polo tecnológico da Capital catarinense, considerado um dos principais o país. O município será um dos primeiros no país a ter sua própria lei. E o incentivo a inclusão digital é um dos destaques do projeto de lei complementar que a prefeitura entrega nesta quarta-feira, 19, pela manhã, à Câmara dos Vereadores.

A lei prevê a criação do Fundo Municipal de Inovação, formado com recursos de diversas fontes, especialmente a arrecadação de ISS das empresas de tecnologia da Capital. Deste fundo, até 10% serão utilizados para financiar projetos de incentivo à inclusão digital no município.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img