18.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Moradores de Florianópolis protestam para pedir agilidade em obras de contenção do mar

spot_img

Moradores de Florianópolis protestam para pedir agilidade em obras de contenção do mar

spot_imgspot_img

Casa em área de risco foi demolida na praia da Armação do Pântano do Sul, nesta segunda-feira.

Moradores de Florianópolis fizeram uma manifestação nesta segunda-feira, em frente à Assembleia Legislativa, para pedir aos deputados estaduais que agilizem o repasse de recursos para as obras de contenção de ressacas.

Uma casa de dois andares em área de risco foi demolida na praia da Armação do Pântano do Sul, em Florianópolis. Exército e Marinha estão trabalhando no Sul da Ilha de Santa Catarina, uma das regiões mais prejudicadas, para formar barreiras com sacos de areia.

As constantes ressacas têm causado prejuízos na costa catarinense desde o início de março.

Residências e estabelecimentos comerciais estão ameaçadas ou já foram derrubadas pela força da água na Barra da Lagoa, na Capital.

O mar agitado continua arrastando embarcações e destruindo casas nos balneários do Litoral Norte.

De acordo com especialistas, foram registradas mais ressacas nos últimos meses, o que está relacionado com as mudanças climáticas. O encontro do ar quente com o ar frio forma os centros de baixa pressão, os ciclones, que trazem chuva e tornam o mar mais agitado.

— Normalmente, a maior parte do ciclones passam afastados da costa, trazendo a influência para alto mar. Os últimos ciclones têm passado no continente— segundo o meteorologista Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia.

Marés altas

Outro fenômero que também deixa os moradores em alerta é a maré alta, que sofre influência da lua. Segundo o professor Adolfo Stotz Neto, presidente do Grupo de Estudos Astronômicos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), os incidentes dos últimos dias não estão relacionados às marés astronômicas, mas há a previsão de uma grande maré na próxima lua cheia, nesta quinta-feira, dia 27.

Publicado: ClicRBS – Diário Catarinense, em 24/05/2010.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img