18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Palestra motivacional incentiva o abandono do cigarro em Florianópolis

spot_img

Palestra motivacional incentiva o abandono do cigarro em Florianópolis

spot_imgspot_img

O encontro será na próxima terça-feira, 8, no Centro de Promoção da Saúde da Unimed Grande Florianópolis

O cigarro é um dos principais causadores de câncer e doenças respiratórias, sendo consumido por 20% da população mundial, um contingente formado por 1,3 bilhão de pessoas de ambos os sexos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Estudos mostram que somente 3% da população conseguem parar de fumar por mais de um ano sem tratamento. Entretanto, esse índice aumenta para 20 a 40% quando o fumante participa de um programa de controle do tabagismo e recebe acompanhamento médico.

Para motivar os fumantes a largarem o vício, será realizada nesta terça-feira, 8, a palestra Você e o cigarro: que tipo de relação é essa?. De forma dinâmica, a oncologista Dra. Senen Hauff, irá apresentar a história do tabaco, sua introdução na civilização, como a ciência descobriu os efeitos colaterais e como programas e iniciativas podem auxiliar no abandono do fumo. “Também quero falar da relação da mulher com o cigarro. Atualmente, muitos homens estão abandonando o tabaco. Por outro lado, cada vez mais mulheres aderem o cigarro. O que é preocupante”, afirma Senen. Segundo a OMS, a prevalência de tabagismo entre os homens atingiu o pico, mas entre as mulheres permanece em ascensão – elas já representam 20% do total de fumantes do planeta.

Entre os programas que contribuem com a redução do consumo, o abandono do cigarro e a melhora da qualidade de vida da população está o Controle do Tabagismo, da Unimed Grande Florianópolis. O programa iniciou em setembro de 2007, e conta com acompanhamento através de sessões em grupo, nas quais são repassadas informações e técnicas facilitadoras para que o participante deixe de fumar. Além disso, são abordados temas relacionados ao comportamento e sentimentos vivenciados durante o processo de cessação do tabagismo.

O programa envolve consulta de ingresso e após os encontros são feitos contatos telefônicos periódicos até o paciente completar um ano no programa. Totalmente gratuito, o programa é realizado no Centro de Promoção da Saúde (CPS), no Centro, da Capital.

Os benefícios de abandonar o cigarro são imensos e começam a surgir rapidamente:

· Após 20 minutos a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;

· Após 2 horas não há mais nicotina circulando no sangue;

· Após 2 dias o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida;

· Após 3 semanas a respiração melhora;

· Após 5 a 10 anos o risco de sofrer de infarto será igual ao de uma pessoa que nunca fumou.

Serviço:

O que: Palestra Você e o cigarro: que tipo de relação é essa?

Quando: terça-feira, 8 de junho

Horário: 15h

Onde: CPS – Centro de Promoção da Saúde – rua Irmã Benwarda, 53, Centro, Florianópolis

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img