17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Projeto Email à Moda Antiga é um exemplo de valorização da terceira idade e ações sociais

spot_img

Projeto Email à Moda Antiga é um exemplo de valorização da terceira idade e ações sociais

spot_imgspot_img

A iniciativa foi idealizada em 2010 pela Marcca Comunicação, projeto que faz parte das ações de Responsabilidade Sócio-Ambiental da empresa, e tomou corpo no começo de 2011 unindo duas belíssimas ações sociais. De um lado o Comitê de Democratização da Internet (CDI) que, dentre outras atividades, ministra cursos de informática a pessoas de diversas faixas etárias. Do outro, o Asilo Irmão Joaquim que abriga idosos, muitos sem receber a atenção merecida. Ao conhecer as instituições e suas necessidades nasceu o Projeto Email à Moda Antiga em que os alunos do CDI escrevem cartas usando ferramentas do Pacote Office e as mesmas são enviadas aos voluntários do Asilo que lêem as cartas aos idosos.

No começo deste ano ocorreu a primeira etapa do Projeto e agora em novembro foi realizada a segunda fase. Mais do que apenas uma ação, o Email à Moda Antiga é um exemplo de valorização do idoso e motivo para reflexão do papel que a terceira idade possui na nossa sociedade.

Para Cleusa Regina, educadora do CDI, a iniciativa tem grande importância para os alunos da instituição, pois “é uma lição de cidadania ligada a caridade. Trabalhamos muito isso com eles, como a turma a sua maioria é a terceira idade, ajuda e muito o entendimento deste público em relação aos que estão no Asilo”. Ainda segundo a educadora muitos alunos se emocionaram com as histórias contadas e alguns se propuseram a visitar o Asilo antes do Natal.

No Asilo os relatos não são diferentes. A motivação e o interesse dos idosos cresceram, comparados a primeira edição, e muitos perguntam quando irão conhecer quem escreveu as cartinhas. Além disso, segundo a Coordenadora de Voluntariado no Asilo – Luana Diwie, o projeto melhorou a relação entre os voluntários e os idosos que vivem lá. “Ao responder as cartas aos alunos do CDI, os voluntários têm a oportunidade de conversar e conhecer mais os idosos auxiliando na relação de confiança entre as partes”, declarou.

Um dos objetivos do projeto é aproximar os idosos do Asilo Irmão Joaquim e os alunos do CDI (Comitê de Democratização da Informática) de Florianópolis. A principal meta, porém, é mostrar a sociedade o trabalho desenvolvido por estas instituições destacando a importância de cada pessoa em todo o processo deste trabalho.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img